COVID 19: Empresas do Algarve e Madeira são as mais afetadas

Por a 11 de Maio de 2020 as 11:37

Mais de 100 mil empresas portuguesas têm uma forte exposição ao impacto da Covid-19, estando a sua grande maioria muito concentradas em 4 setores – Alojamento e restauração, Retalho, Transportes e Serviços gerais. Se às empresas se juntarem os Empresários em Nome Individual, o número supera as 200  mil entidades em setores com impacto alto.

A conclusão é da Informa D&B, que analisou os impactos nas 853 atividades económicas da CAE com o objetivo de fornecer aos vários decisores, informação que lhes permita gerir melhor os riscos associados à atual situação das empresas, numa altura em que a pandemia do novo Coronavírus atingiu de forma tão contundente o tecido económico.

Nos 4 setores com mais empresas em atividades com impacto alto – Alojamento e restauração, Retalho, Transportes e Serviços gerais – alguns subsetores registam uma especial exposição aos efeitos da Covid- 19, nomeadamente aqueles com uma relação mais próxima com o Turismo e o Retalho não alimentar.

“Entre esses subsetores estão o Transporte aéreo, hotéis e alojamentos, bares e restaurantes, aluguer de automóveis, agências de viagens e operadores turísticos, ou a organização de feiras e convenções. O impacto no conjunto da economia portuguesa será muito significativo, tendo em conta o peso do turismo no PIB nacional. Também por este motivo, e em termos regionais, Algarve e Madeira são as regiões com maior número de empresas em setores fortemente impactados”, refere a consultora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *