De Norte a Sul hotéis e AL oferecem quartos a médicos e profissionais de saúde

Por a 19 de Março de 2020 as 12:04

Poucos dias bastaram para que os impactos provocados pelo coronavírus esvaziassem as camas dos hotéis do país. O cancelamento de reservas tornou-se na rotina habitual das unidades hoteleiras que se veem a braços com uma quebra na ocupação sem precedentes. Vários hotéis já anunciaram o encerramento temporário, outros, cuja reabertura para a época de verão estava agendada para março, decidiram adiar.

Sem grande espaço de manobra e sem operação, e ainda longe de ver o fundo ao poço, vários são os hoteleiros que estão  a colocar os hotéis vazios ao dispor dos profissionais de saúde e de segurança. “Após uma natural quebra das reservas, tomamos a decisão de cancelar todas as outras que ainda tínhamos previstas para libertar o edifício e colocá-lo à disposição dos profissionais de saúde que neste momento travam uma incansável batalha contra o novo coronavírus. De imediato, os nossos colaboradores voluntariam-se para deixar as suas casas e famílias e também se instalarem no hotel, garantindo assim todos os serviços durante 24/7″, explica em comunicado André Ferreira, administrador da Endutex Hotéis.

Saiba mais: Novos apoios ao alojamento turístico e restauração chegam aos 1500 milhões de euros

O grupo vai  disponibilizar dois pisos do Hotel Moov Porto Norte aos profissionais de saúde que necessitem de alojamento nas próximas semanas.  No total, são 30 quartos gratuitos, que incluem todas as comodidades, como estacionamento privado, para permitir o descanso de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. A escolha desta unidade do grupo justifica-se pela proximidade ao hospital São João e ao Hospital Pedro Hispano.

Norte reúne maior oferta de quartos para profissionais de saúde

Na região Norte, uma das mais afetadas pelas consequências da pandemia, vários são os hotéis que estão a seguir o exemplo. No total, estima-se que sejam mais de 150 unidades de alojamento já colocadas ao dispor. “Estivemos a fazer um apanhado em toda a região, quer de associados da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) quer de outros que não são associados, e verificámos que a região e os empresários deste setor disponibilizaram já umas largas centenas de camas para os profissionais de saúde  ficarem alojados no período crítico de combate à pandemia”, disse uma fonte à Lusa.

São exemplos o Hotel Ribeira do Porto que tem disponíveis 18 quartos. Também o Hotel do Lago do Bom Jesus do Monte, em Bragacede todos os 52 quartos. Em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, o Hotel Castrum Villae disponibilizou camas para “64 a 70 pessoas”, adianta a agência noticiosa e em Arcos de Valdevez  o Hotel Ribeira Collection pode receber 40 pessoas.

“Em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, há quatro unidades hoteleiras – Hotel dos Loios, Hotel Feira Pedra Bela e Ibis e Nova Cruz Hotel -, que disponibilizaram as suas instalações para “receber o corpo clínico do Hospital São Sebastião””, refere ainda a Lusa.

Saiba mais: TdP anuncia condições para aceder à linha de crédito de 60M€

O Hotel Carvalhais, em Santo Tirso, o Inatel de Vila Nova de Cerveira, o Hotel Solverde em Vila Nova de Gaia e o Penafiel Park Hotel & Spa também admitiram ter quartos disponíveis.

Em Santa Maria da Feira quatro unidades hoteleiras  fizeram um acordo com a Câmara Municipal para que possam acolher médicos e outros profissionais de saúde que estejam a trabalhar no  Hospital São Sebastião.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) informou já que a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) vai receber os contactos e a listagem dos hotéis disponíveis, para posteriormente serem feitas as ligações com os médicos.

Hoteleiros do resto do país também oferecem quartos

No Algarve, em Tavira, o grupo AP Hotels & Resorts pôs à disposição das entidades de saúde uma das suas unidades hoteleiras, o Cabanas Park Resor

A par dos hoteleiros também o Alojamento Local está a dar passos no sentido de prestar auxílio face à atual crise provocada pelo COVID-19. “Tendo em conta o momento muito difícil que o setor está a passar, esta disponibilidade quase imediata recebida por muitos titulares de alojamento local mostra que mesmo nas horas difíceis, o setor esta disponível para apoiar a sua comunidade. Só temos de o fazer com o rigor que a situação exige”, explicou Eduardo Miranda, presidente da ALEP.

Também o Governo já tinha anunciado a cedência de 41 pousadas da juventude para acolher estes profissionais, de norte a sul do país.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *