ALEP quer ceder casas a profissionais de saúde
Disponibilizar alojamento a profissionais de saúde que estejam envolvidos no combate ao Covid-19 é uma das medidas que a ALEP-Associação do Alojamento Local em Portugal está a trabalhar conjuntamente com o Grupo Alojamento Local Esclarecimentos.
Para tal será criado um Plano de Cedência tem como objetivo garantir uma gestão responsável, eficaz e segura de todo este processo. Neste sentido, os mentores do projeto estão em contato com as entidades com intervenção nesta matéria como a DGS- Direção Geral de Saúde, o Turismo de Portugal, as Ordens Profissionais e restantes entidades públicas com a formalização de protocolos e parcerias que assegurem o respeito por todas as orientações de prevenção e controlo de infeção.
No âmbito deste plano, está igualmente a ser delineado um modelo de condições dos serviços de limpeza e tratamento de roupa profissional do AL, conforme constam na Orientação 008 de 10 de março de 2020 da DGS.
“Nesta altura, teremos condições de abrir o projeto a todos os titulares, grupos ou entidades que queiram colaborar e ajudar a promover a iniciativa. “- afirma Carla Costa Reis, fundadora do Grupo Alojamento Local Esclarecimentos
Para Eduardo Miranda, presidente da ALEP-Associação do Alojamento Local em Portugal, “Tendo em conta o momento muito difícil que o setor está a passar, esta disponibilidade quase imediata recebida por muitos titulares de alojamento local mostra que mesmo nas horas difíceis, o setor esta disponível para apoiar a sua comunidade. Só temos de o fazer com o rigor que a situação exige.”
O projeto está a ser estruturado e será lançado assim que estiverem feitos os protocolos com as entidades oficiais, que o parceiro tecnológico tenha sido escolhido, bem como selecionadas as empresas profissionais de limpeza disponíveis para cumprir os protocolos exigidos.