Hugo Silva é o novo chef do Hotel Palácio Estoril

Por a 9 de Março de 2020 as 12:42

No ano em que celebra os 90 anos, o Hotel Palácio Estoril conta com um novo chef, desde o passado mês de janeiro. Lisboeta que viveu a maior parte da sua vida em Cascais, Hugo Silva volta à região que mais o inspira depois de dois anos a chefiar a cozinha do Convento do Espinheiro em Évora.

O profissional tem um currículo vasto que inclui a passagem por diversos restaurantes com estrelas Michelin: “Trabalhei e tive o privilégio de ter como mestres o Chef Santi Santamari no restaurante Can Fabes Relais & Chateaux, com 3 Estrelas do Guia Michelin em Sant Celoni Barcelona e o Chef Marc Le Ouedec com quem ganhei uma estrela Michelin. Fiz também parte da equipa do Chef Vincent Farges no Hotel Fortaleza do Guincho e estagiei com Chefs como Antoine Westerman no Restaurante Buerehiesel Relais & Châteaux em Estrasburgo com 3 estrelas no Guia Michelin. Também com Carmen Ruscalleda no Restaurante San Pau em Espanha com 3 estrelas no Guia Michelin e no restaurante Hoffman com a Chef Mey Hoffman em Barcelona com uma estrela Michelin.”

O Chef do Hotel Palácio Estoril é o novo responsável pelo vasto universo gastronómico do hotel: o Bougainvillea Terrace, o Grill Four Seasons e o Bar Estoril.

Depois de viajar por Portugal e pela Europa, Hugo Silva afirma: “Aprendi muito nos locais onde trabalhei e isso fez com que desse muito valor às minhas raízes. Aprendi, por exemplo, que a comida não tem de ser intelectual, mas sim emocional.” E, a propósito de raízes, o novo chef do Palácio recorda: Desde sempre que me lembro de cozinhar e estar rodeado pelas mulheres da minha família a cozinhar e a aprender com elas. As minhas memórias olfactivas, as recordações dos sabores e aromas da minha infância e a herança gastronómica familiar sempre foram a base da minha cozinha. Quando terminei o liceu, muitos professores julgaram que iria seguir filosofia ou sociologia. Muitos acharam inédito e louco quando decidi seguir a paixão que tinha pela cozinha e formar-me nessa área. Tive apoio da família e de amigos próximos e desde então nunca mais larguei a cozinha.”

Questionado sobre como define a sua cozinha, Hugo Silva não hesita em responder: “Para definir a minha cozinha eu uso sempre as palavras de um dos meus Chefs favoritos e com quem tive o privilégio de trabalhar (Chef Santi Santamaria): “Não cozinho para alimentar, mas sim para emocionar.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *