Depois de Porto Santo, Vila Baleira Hotels & Resorts avança para o Funchal

Por a 5 de Março de 2020 as 14:20

Duas décadas após a abertura do Vila Baleira Porto Santo, o grupo Ferpinta dá mais um passo na área de negócio de turismo com a criação da marca Vila Baleira Hotels & Resorts e com a expansão do portefólio para a cidade do Funchal, na ilha da Madeira. O Vila Baleira Funchal abre portas a 20 de abril e resulta de um investimento total de 12 milhões de euros de capitais próprios, sendo que uma fatia de 10 milhões de euros diz respeito à compra do edifício, que era o antigo hotel The Lince, e os restantes dois milhões de euros estão orçados para as obras de ampliação e ‘rebranding’. Os trabalhos iniciaram no passado mês de janeiro e visam não só toda a remodelação do quatro estrelas, mas também a ampliação da capacidade de alojamento em mais 12 unidades, que se juntam às 74 já existentes.

O hotel irá dispor de restaurante, uma piscina no terraço com bar na área envolvente, e um bar/restaurante na zona do lobby. Há ainda um projeto já aprovado para a instalação do spa, contudo, ainda não está definida uma data para avançar com a sua concretização. Com a abertura da segunda unidade, o grupo pretende apostar em sinergias entre ilhas e criar uma oferta que englobe estadias nas duas unidades. “Com esta aquisição no Funchal queremos potencializar o hotel em Porto Santo criando sinergias comerciais e também de recursos humanos. Queremos oferecer um pacote que possibilite ao cliente aterrar em Porto Santo e usufruir também de três ou quatro noites no Funchal, complementando a experiência. Este é um produto diferenciador que não existe no mercado, não há ninguém que ofereça, neste momento, um pacote Porto Santo/Funchal”, explica Gonçalo Teixeira, administrador da área de turismo do grupo Ferpinta.
O novo Vila Baleira Funchal, que vai criar 35 novos postos de trabalho, tem o segmento de ‘city break’ e ‘business’ como targets principais e está a trabalhar com parceiros locais para poder ceder aos hóspedes salas de conferências e espaços para eventos de maior escala, que o hotel não dispõe.

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O investimento em produtos turísticos e em novas unidades hoteleiros faz parte dos objetivos do grupo, que admite estar já a estudar a internacionalização. “Com a criação da marca Vila Baleira Hotels & Resorts temos como objetivo o crescimento e expansão do portefólio. No que diz respeito à hoteleira, não está no nosso horizonte investir mais na Madeira nem em Portugal Continental. Com a abertura do Vila Baleira Funchal ficamos com uma oferta de 425 quartos na região o que, para a estratégia que temos, é uma escala interessante e suficiente para consolidar o nosso trabalho”, explica Gonçalo Teixeira que, face a este cenário, revela que os próximos investimentos vão ser feitos fora-de-portas. “Queremos apostar na internacionalização dentro daquilo que é o nosso ‘know how’, que é o conceito de resort virado para o segmento de famílias. Temos alguns destinos que temos estudado com pormenor”, deslinda. Apesar de admitir, para já, não voltar a apostar em mais hotéis na Madeira, o administrador da Ferpinta Turismo explica que há planos para avançar com propostas de outras ofertas turísticas.

Ampliação do Vila Baleira Porto Santo arranca em novembro

As novidades estendem-se ao Vila Baleira em Porto Santo que, conforme a Publituris Hotelaria já tinha noticiado, vai ser alvo de um projeto de ampliação no valor de 3,5 milhões de euros. A intervenção visa a remodelação de toda a zona da talassoteparia como parte da aposta do grupo no segmento de saúde e bem-estar e vai arrancar no próximo mês de novembro, prevendo-se a conclusão em maio de 2021.

Além da renovação de todos os espaços, serão ainda acrescentadas mais 27 unidades de alojamento, no edifício Thalasso Spa, nos pisos zero e um, bem como dois gabinetes médicos que irão dispor de uma equipa de profissionais em permanência na unidade. “Vamos oferecer ao cliente um ambiente totalmente integrado na dinâmica de saúde e bem estar, sendo que o hóspede não precisa de se deslocar, ficando com todos os serviços disponíveis no mesmo espaço”, explica o responsável que adianta que, um dos objetivos, passa também pela captação de equipas desportivas profissionais para o espaço.

Nos planos do quatro estrelas está ainda a requalificação do lobby e da receção bem como a criação de um um novo restaurante temático, que será construído no edifício principal e resultará da conversão das três atuais salas de reunião. Desta forma, o hotel passará a ter uma capacidade de restauração para 700 pessoas, com quatro bares e três restaurantes. Os atuais restaurantes Dunas e Atlântico disponibilizarão a opção de ‘à la carte’ e ‘buffet’, respetivamente.

Com uma taxa de ocupação de 75% em 2019, e uma estada média de sete noites, Gonçalo Teixeira refere que “a estratégia está já consolidada, principalmente no mercado nacional e italiano, e o preço estabilizado, tendo-se verificado um crescimento de ano para ano”. O administrador explica que o maior desafio continua a ser a sazonalidade e que o investimento projetado para o hotel visa também fazer face a este constrangimento de forma a reforçar a aposta em segmentos nicho como o de saúde e bem-estar e golfe.

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