Estado cede obras de arte ao Vila Galé Alter Real

Por a 20 de Fevereiro de 2020 as 11:14

O Hotel Vila Galé Alter Real, que resulta da concessão da Coudelaria de Alter ao Grupo Vila Galé, ao abrigo do Programa Revive, e que tem abertura prevista para o próximo mês de março, vai ter um núcleo museológico no qual estarão expostas 50 peças da denominada Coleção Rainer Daehnhardt, pertencentes ao Estado.

A concessão das obras será feita por um período de 25 anos, adianta a agência Lusa. A secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira explicou que esta concessão fica dependente do cumprimento de condições técnicas por parte da unidade hoteleira e adiantou que este não será caso isolado e que, no âmbito dos projetos que resultam do Revive pode haver mais cedências de património artístico do Estado aos hotéis.

Saiba mais: Vila Galé Alter Real Com Abertura Em 2020

“Será permitido aos concessionários poderem fazer exposições temporárias destas obras no seu empreendimento turístico, desde que asseguradas todas as condições técnicas necessárias para este tipo de exposição. Não é o concessionário que escolhe as obras de arte, é a DGPC. (…) Finda a exposição, a coleção, esses quadros regressarão à posse física da DGPC”, explicou à agência noticiosa.

A informação da cedência de obras de arte pública a uma entidade privada foi revelada na semana passada pelo grupo parlamentar do PCP, num requerimento a pedir uma audição da ministra da Cultura, Graça Fonseca, sobre o assunto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *