Évora recebe o encontro anual dos diretores de hotel em abril

Por a 30 de Janeiro de 2020 as 17:07

É em terras alentejanas, na cidade de Évora, que perto de 300 diretores hoteleiros se vão reunir entre os dias 2 e 4 de abril. O XVI Congresso Nacional da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal decorrerá no Évora Hotel sob o mote ‘Hotel 4.0 – o futuro começa agora’.

“Há novos problemas que se colocam aos diretores de hotel e à hotelaria em geral.   É importante percebermos que há grandes modificações na forma como se gere os hotéis e que há uma preocupação em temas que há uns anos não eram do nosso quotidiano. As próprias regiões têm demonstrado essas preocupações e o Alentejo tem estado à frente com certificações do destino e com o reconhecimento das marcas”, explicou o presidente da associação, Raul Ribeiro Ferreira, num encontro com jornalistas para a apresentação do Congresso.

Durante três dias, o programa de debates coloca em cima da mesa temáticas distribuídas por diversos painéis. A inovação e a sustentabilidade, o valor da certificação ambiental,  a formação, a transformação digital, a captação de eventos e o enoturismo e gastronomia serão alguns dos assuntos do dia.

Saiba mais: ADHP Quer Meter Diretores Na Ordem

Além destes, há ainda lugar para um painel repetente, já habitual nos encontros entre direções hoteleiras e que diz respeito aos recursos humanos e à adaptação da cultura organizacional no mundo tecnológico.

“[Discutir] Os recursos humanos, era inevitável. Primeiro, porque é um tema nosso. Vemos com muita preocupação a desregulamentação que foi feita das profissões e que, na nossa opinião, contribui fortemente para o problema que atualmente temos com a mão de mão-de-obra qualificada dentro das unidades”, justifica o responsável da ADHP.

Para Raul Ribeiro Ferreira, debater o tema é urgente e necessário de forma a que sejam encontradas soluções de forma a atenuar a problemática no setor. “Perdemos uma oportunidade agora neste tempo de crescimento [do turismo] para discutir porque é que não temos capacidade de pagar mais. Na prática, não consideramos que grande parte da hotelaria tenha condições de pagar muito mais, mas é preciso fazer alguma coisa, se nos metermos todos com a cabeça na areia não vamos resolver esta situação”, alerta.

Saiba mais: ADHP Abre Incrições Para Os Prémios Que Distinguem Hoteleiros

Sobre a escolha do destino para a reunião anual dos associados da ADHP, António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo destaca a boa performance e o rápido desenvolvimento da região, quer a nível de crescimento turístico quer a nível de oferta. “O Alentejo foi a região que mais cresceu no país no mercado interno, cerca de 15% até novembro [de 2019] e a que mais cresceu em proveitos. O turista que nos visitou em 2019 consomiu mais 30% do que há dois anos. O Alentejo, que era há oito anos o Alentejo das anedotas, é hoje uma região que ganhou notoriedade e isso mudou o perfil do turista”, explica.

Durante os três dias do evento, decorrerão ainda alguns momentos sociais que contam com um passeio pela cidade, com uma prova de vinhos e com o já habitual jantar de encerramento no qual serão distribuídos os Prémios Xénios, que visam distinguir figuras da hotelaria e cujas inscrições se encontram a decorrer.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *