SANA já assinou contrato para reconverter Quartel da Graça em hotel

Por a 18 de Dezembro de 2019 as 9:41

O Grupo Sana assinou, esta terça-feira, o contrato de concessão de 50 anos para aquele que será um futuro cinco estrelas no antigo Quartel da Graça, em Lisboa.

Com abertura prevista para 2022, o  projeto de requalificação que visa transformar o edifício do século XIII em uma unidade hoteleira vai implicar um investimento na ordem dos 40 milhões de euros. Numa área total de construção de 15 495 metros quadrados, o hotel vai ter 170 quartos e 250 lugares de estacionamento. Segundo o arquitecto Frederico Valsassina, responsável pelo estudo do projeto, o hotel pretende “potenciar toda a história que o edifício tem”, dinamizando “esta zona da cidade” com a criação de um espaço que se pretende que seja “de intercâmbio cultural”. “Vamos criar um hotel único em Lisboa”, afiançou o arquitecto que representou o Grupo Sana.

Presente na assinatura do contrato, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, elogiou o Grupo Sana que apresentou a melhor proposta financeira no concurso, o pagamento de 1,79 milhões de euros por ano durante os próximos 50 anos por aquele que considera ser “um dos mais notáveis edifícios” incluídos no programa. “Quando  se comprometem com um investimento muito significativo que este edifício justifica, [o grupo] fá-lo também com uma história que demonstra que podemos confiar na vossa capacidade”, frisou Siza Vieira, justificando: “O esforço de investimento que têm feito no nosso país nos últimos anos, o nível dos estabelecimentos que têm colocado ao serviço do país e daqueles que nos visitam e a forma como também têm conseguido representar toda a cidade, significa que não apenas apresentaram uma melhor proposta, mas são provavelmente aqueles que vão saber dinamizar a mudança que este edifício também significa”.

Saiba mais: SANA Hotels: “Serra Da Estrela Tem Um Potencial Enorme E Pode Ser Uma Prioridade De Análise”

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também enalteceu o papel que o Grupo Sana tem executado na cidade através dos seus investimentos: “O grupo Sana tem sido uma referência no investimento hoteleiro na cidade, não só do ponto de vista quantitativo, mas sobretudo do ponto de vista qualitativo, por em cada investimento que faz acrescentar uma diferença e um valor na cidade de Lisboa”. E considerou que a transformação do Quartel da Graça em unidade hoteleira é “a melhor utilização para este espaço”.

Por sua vez, Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Defesa Nacional, realçou que a recuperação do edifício que já funcionou como convento, mas também como quartel tanto do Exército português como da Guarda Nacional Republicana, é “motivo de orgulho” e que vai ao encontro da estratégia de valorização do “património afecto ao domínio militar”.

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, salientou que o Programa Revive integra atualmente 49 ativos distribuídos de norte a sul do país, tendo já sido lançado o 20º concurso e assinado o 10º contrato de concessão de um imóvel património do Estado ao abrigo do programa assinado. “É um programa que tem sido um sucesso e  alavanca não só zonas de atracção turística em cidades como Lisboa mas também em zonas de baixa densidade”, destacou a responsável pela pasta do Turismo, fazendo referência inclusive ao primeiro projecto Revive – Vila Galé Elvas – que já se encontra “em plena operação”.

No que refere ao Programa Revive, o ministro da Economia concluiu que este é “uma das boas ideias que este país soube lançar e executar nos últimos anos.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *