Porto: Palácio de São Bento da Vitória pode vir a ser hotel de 75 quartos

Por a 27 de Novembro de 2019 as 10:20

O  Palácio de São Bento da Vitória, no número 12 – 20 da Rua de São Bento da Vitória, artéria que faz a ligação entre a zona da Ribeira e os Clérigos, em pleno centro histórico do Porto, poderá ser a morada de  um hotel, constituído por 75 quartos e que agrega uma área de construção de 6.148 m2.. Para além do palacete, o espaço prevê e integra ainda um logradouro, pátio exterior e um zimbório. A comercialização do edifício está a cargo da  Predibisa, consultora imobiliária.

O projeto aprovado prevê a construção de uma unidade hoteleira ou residencial. Outras valências do projeto consideradas são um bar com entrada direta pela Rua de São Bento da Vitória, sala de pequenos-almoços polivalente, podendo acolher eventos de até 200 pessoas, e com acesso direto ao jardim;  miradouro com cerca de 150 m2rooftop com bar no topo do edifício; lugares de estacionamento e zona de serviço para cargas e descargas no interior da edificação.

Datado de 1832, ano de construção, o Palácio de São Bento da Vitória, também conhecido por Casa da Baronesa da Regaleira, possui um alto valor patrimonial e encontra-se em ótimo estado de conservação. Para além da localização central e de toda a envolvente histórica, o imóvel incorpora evidências da sua génese neoclássica, apresentando na sua fachada frontões triangulares e um ilustre pórtico principal em arco de volta perfeita, ladeado por pilastras de discreta elegância. A fachada de tardoz do edifício é largamente ocupada por janelas e varandas com vistas privilegiadas sobre o casco histórico da cidade. O imóvel integra ainda um amplo logradouro, confrontante com a Rua da Vitória.

Quanto ao seu interior, o Palácio está organizado numa tradicional planta quadrangular que envolve um amplo saguão em granito lavrado, rodeado por varandas e janelas que se abrem do mezanino e coberto por um distinto zimbório que ilumina todo o conjunto. O edifício apresenta também pormenores impactantes, dos quais se destaca o franco vestíbulo da sua entrada, adornado por magníficos painéis de azulejo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *