U.M.I. Sushi: um convite peça a peça aos sabores orientais

Por a 28 de Outubro de 2019 as 16:07
FOTO DR

Foi em julho que o U.M.I Sushi escolheu o Parque das Nações para morar. Ainda a cheirar a novo, o novo palco do chef José Alves é um recanto de experiências por onde desfilam os mais frescos peixes que servem de base às inúmeras criações da gastronomia japonesa tradicional.

O espaço acolhedor seduz à entrada. A sala, modesta em tamanho, é embalada pela luz a meio tom que ampara as mesas e cadeiras de traços elegantes e sóbrios. Os castanhos suaves imperam criando uma sensação de conforto que convida a sentar sob o olhar de duas carpas japonesas que enfeitam a parede principal.

A  carta é tecida com os icónicos da cozinha oriental: pratos frios e quentes, tempura, hot rolls, sashimi, nigiri, hosomaki, uramakis, temakis ou gunkans. Como o difícil é escolher, deixámos nas mãos do chef a responsabilidade dos sabores a namorar. A noite era de desejos e a vontade pedia especialidades de fusão.

Para acompanhar há uma seleção de cervejas japonesas e sakes, bem como chás da casa, como o Sakura, feito a partir da flor de cerejeira japonesa. Como o dia ia já longo,o serão ergueu-se sob um copo de vinho branco, uma das muitas sugestões  que compõe a carta vínica.

O sashimi de finas fatias de dourada inaugura a experiência seguindo-se uma combinação  cuidadosamente escolhida das peças de fusão que integram a ementa. A seleção é variada e os sabores deliciosamente encaixados entre si. Para terminar, há um brownie de chocolate morno que se apresenta ao lado de um gelado de chá verde. O casamento de ambos é escolha obrigatória e, idealmente, a dividir por dois.

Foto: DR

O U.M.I Sushi, que integra o grupo SUPERFOOD,  tem ainda mais por deslindar para os amantes da gastronomia oriental. O menu Especial é um dos ex-líbris da casa, sendo  servido em três momentos distintos. A experiência começa com a escolha do peixe: dourada, pargo ou robalo que é servido  fatiado em sashimi. As escamas e as espinhas são fritas, e posteriormente, servida, no segundo momento: a Tempura com Espinhas e molho tentsuy. Para finalizar, a cabeça do peixe é cozinhada ao vapor com sake e servida na última fase.

Há ainda um  menu de degustação livre que apresenta uma seleção de peças de sushi confecionado no momento. Nas opções é  possível escolher uma entrada entre Gyozas, Sopa Miso ou Ajitataki. Posteriormente, são servidas várias peças de Sushi e Sashimi.

Esta é a nova cozinha do chef José Alves, natural de Recife, no Brasil,  que traz já nas mãos a experiência de mais de uma década no AYA, A bagagem tece-se ainda com passagens pela cozinha de Miguel Laffan ou Joachim Koerper. O U.M.I Sushi é uma aposta ganha para um momento íntimo e tranquilo, que alia o cuidado dos sabores à delicadeza da confeção de cada peça.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *