Construção de hotel em Matosinhos origina protestos

Por a 28 de Outubro de 2019 as 14:34
Foto: VisitPortugal

A construção de um hotel na Praia da Memória, em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, tem levantado uma onda de indignação por parte de locais e moradores da região que se opõem à obra na faixa costeira. No passado domingo, dezenas de pessoas reuniram-se na Praia da Memória exigindo que seja encontrada uma alternativa ao desenvolvimento do projeto hoteleiro.

Os subscritores do manifesto “Haja Memória, haja bom-senso!”, da responsabilidade da Comissão de Defesa Ambiental Norte do Concelho de Matosinhos, sublinham que não são “contra a construção de hotéis” e admitem a necessidade de uma unidade hoteleira no concelho. Contudo, explicam que se opõem à “construção de um hotel na faixa costeira, destruindo as dunas que tão importante são na prevenção de catástrofes naturais e para a manutenção de uma biodiversidade única”.

“Esta obra contraria o Plano Diretor Municipal (PDM )recentemente aprovado e baseia-se em instrumentos de planeamento obsoletos, que não respondem às necessidades actuais”, refere o manifesto.

O promotor do futuro hotel decidiu suspender as obras de construção estando a estudar uma alternativa em conjunto com a Câmara Municipal para relocalização da unidade, atendendo aos fatores ambientais.

“Sendo do conhecimento geral o perigo de construir tão perto do mar e destruir a duna, estranha-se que esta obra tenha recebido parecer favoráveis de todas as entidades competentes e que a autoridade marítima não precisasse de ser consultada”, acrescenta o documento da Comissão de Defesa Ambiental Norte do Concelho de Matosinhos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *