Novas oportunidades de negócio

Por a 21 de Outubro de 2019 as 10:30

De forma sucinta iremos abordar neste artigo 3 oportunidades de negócio:  uma global, uma mais local e a terceira só aplicável a algumas unidades hoteleiras.

A sustentabilidade ambiental do hotel – diminuição de custos e aumento de receitas

Se há uns anos apenas uma minoria se preocupava com a pegada ecológica, atualmente a esmagadora maioria dos mercados emissores tem uma preocupação constante sobre o seu efeito no meio ambiente, incluindo a suas férias. Posto isto, e sendo uma oportunidade de reduzir custos, há que acelerar as medidas a tomar, nomeadamente aquelas que poderiam há uns anos não ser vistas com bons olhos por parte dos hóspedes. Alguns exemplos; (1) a IHG declarou que irá colocar dispensadores de sabonete/gel de banho/champô em todos os seus hotéis, incluindo os de luxo. (2) A inversão da questão da mudança de roupa de cama e de banho, realizando esta somente a pedido do hóspede (3) Sensores de presença nos corredores de hotel fazendo com que as luzes (leds) só se acendam quando o hóspede passa. A substituição de elementos em plástico descartável é hoje essencial. Torna-se fundamental comunicar estas medidas não somente aos hóspedes, mas aos potenciais. Omercado disposto a pagar mais por um hotel mais ecológico não vai parar de crescer.

 

O hotel urbano ao serviço da comunidade local

A maioria das valências de uma unidade hoteleira encontram-se subaproveitadas durante várias horas por dia; entre as 10 da manhã e as 6 da tarde (com exceções à hora do almoço) o espaço de restauração/bar em funcionamento, o ginásio, o SPA, a Piscina ou mesmo a receção/portaria. Em torno da maioria dos hotéis urbanos existem áreas residenciais com um cada vez maior número de população reformada, mas ativa e com poder de compra. Atrair essa procura para que faça a sua tertúlia matinal no hotel, almoce, utilize o SPA ou dê um mergulho na piscina cumpre um interessante objetivo social para o hotel, podendo gerar um fluxo de receitas interessante. Também a receção/portaria poderá se utilizada para guardar de objetos, levantamento de encomendas e serviço de reservas de restaurantes ou eventos.

O hotel como complemento ao hospital privado

Existem hoje diversos procedimentos hospitalares onde na noite anterior não é necessário ao paciente ficar internado, nem após o procedimento apesar de ter de ser monitorizado nos dias seguintes até ter alta. Para os hospitais seria ideal que esses pacientes ficassem num hotel próximo pois permitia libertar camas para outros casos em que o internamento é obrigatório. Existe, porém, uma razão para esta não ser a prática geral; as principais seguradoras pagam o internamento hospitalar, mas não pagam o alojamento em unidades hoteleiras (que será por norma mais barato). Julgamos que poderá valer a pena, que as entidades dos três setores (hotelaria, seguros e hospitais privados) se reúnam e abordem este assunto que pode gerar receitas para a hotelaria e redução de custos para os outros dois parceiros.

* Luís Pedro Carmo Costa, partner Neoturis

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *