Redescobrir Elvas pelas mãos da Vila Galé

Por a 29 de Agosto de 2019 as 12:52

Elvas volta a fazer parte do roteiro turístico dos portugueses, depois do Grupo Vila Galé abrir, recentemente, o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa. Aquele que é o primeiro hotel a abrir no âmbito do programa Revive serve exactamente o seu propósito: colocar destinos do interior do país no itinerário do turismo nacional e dar vida ao património histórico outrora esquecido.

E é isso mesmo que se respira pelos corredores do quatro estrelas: história. História que foi recuperada para ser apreciada pelos hóspedes e não só. Este edifício, que agora dá lugar a um hotel, funcionou como o antigo convento de São Paulo, da Ordem de São Paulo, cuja construção foi iniciada em 1679 e concluída em 1721. Serviu de tribunal militar, quartel e casa de reclusão. Hoje é uma unidade hoteleira na qual se pode desfrutar o centro histórico desta cidade alentejana muralhada, entre castelos, igrejas e fortificações, são várias as atrações imperdíveis neste destino classificado de Património Mundial pela UNESCO em 2012.

Mas o próprio Vila Galé Elvas é, por si só, uma atração. Os seus 79 quartos, dos quais 14 suítes, das quais sete com mezzanine, dois quartos familiares e 63 quartos standard, têm, cada um, o nome de uma fortificação portuguesa espalhada pelo mundo, temática que marca a decoração dos alojamentos. Os dois restaurantes, o bar com uma pequena biblioteca e garrafeira dos vinhos da Casa Santa Vitória, a piscina interior e o spa Satsanga com salas de massagens, o jacuzzi, banho turco, sauna e a piscina exterior são elementos essenciais para uma estada em pleno. Existem dois espaços que saltam à vista e conquistam pela sua envolvência: o jardim do claustro, que é o epicentro do quatro estrelas; e o imponente salão de eventos, o Salão S. Paulo, que surge no local onde se situava antiga capela do convento.

Dinamizar a cultura e história é a premissa desta unidade, que estabeleceu parcerias com entidades locais, como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Militar ou o museu dos Cristos de Sousel, que ali podem expor parte do seu espólio, de forma a promover o destino. Um destino que volta a estar em pleno nos destinos de férias ou escapadelas dos portugueses e não só.

*Artigo publicado na revista Publituris Hotelaria de agosto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *