Lux Mundi vence concurso do Quartel do Carmo e estreia-se nos Açores

Por a 2 de Agosto de 2019 as 17:10

O grupo Lux Mundi,  com unidades em Fátima, Lisboa, Porto e Évora, venceu o concurso do Revive relativo ao Quartel do Carmo, na Horta (Açores). A empresa ficará com a concessão deste imóvel por 50 anos.

O investimento estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros e inclui a construção de um hotel com a classificação mínima de 4 estrelas. O novo hotel tem abertura prevista para 2021.

A construção do atual Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem das Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido nessa altura sujeito a obras de recuperação significativas.

Recorde-se que o Quartel do Carmo é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país. 12 destes imóveis estão localizados em territórios do interior.

Recentemente foi lançada a segunda edição do Revive, com 15 novos imóveis, 7 dos quais no interior.

Este é o 8.º concurso a ser adjudicado no âmbito do Revive. O concurso relativo ao Convento do Carmo, em Moura, está também em fase de conclusão, tendo recebido duas propostas. O concurso para a concessão do Forte da Ínsua, em Caminha, será formalmente lançado na próxima segunda-feira, dia 5.

Até ao momento foram lançados 17 concursos no âmbito do Revive. Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, e do Castelo de Vila Nova de Cerveira.

Os próximos concursos a serem lançados serão os relativos ao Mosteiro de Travanca (Amarante), Santuário do Cabo Espichel (Sesimbra) e Forte da Barra de Aveiro (Ílhavo).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *