Portugal seduz cada vez mais espanhóis

Por a 1 de Agosto de 2019 as 15:34

A proximidade geográfica, as simetrias culturais e linguísticas a aliar a todos os motivos que têm feito de Portugal uma potência turística aos olhos do mundo são alguns dos ingredientes que justificam a entrada de turistas espanhóis em terras lusas. Atualmente, Portugal é o segundo destino preferido dos espanhóis e, nas contas feitas deste lado da fronteira, estes foram, em 2018, o terceiro mercado emissor em Portugal, a seguir ao Reino Unido e à Alemanha.
No último boletim publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), constatou-se que, no mês de abril, o mercado espanhol cresceu 55,7%, face a período homólogo, representando 11,3% do total do bolo de turistas estrangeiros. Só nos primeiros quatro meses do ano, o número de hóspedes espanhóis subiu 7,8%, o número de dormidas cresceu 4,5% e as receitas turísticas geradas pelo país vizinho dispararam 6,5%.

Hóspedes e dormidas
No ano passado, este mercado foi responsável por dois milhões de hóspedes, um crescimento de 3,6% face a igual período de 2017. No total, representou 4,8 milhões de dormidas (+3,6%) e 2,158 milhões de euros em receitas turísticas (+8,1%), de acordo com dados divulgados pelo INE e pelo Banco de Portugal (BdP). No que diz respeito às dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa foi o destino nacional preferido pela maioria destes turistas (28,6%), seguindo-se o Norte (24,2%) e Algarve (21,4%). Agosto foi o mês em que mais espanhóis visitaram Portugal e, no sentido inverso, janeiro teve o pior desempenho.

Receitas
Na última década, as receitas geradas por este mercado mais do que duplicaram. Em 2009 os referidos turistas geraram 1,055 milhões de euros e, no ano passado, conforme já indicado, o valor ascendeu a 2, 158 milhões de euros, diz o BdP.

Ligações aéreas diretas
Analisando as ligações aéreas diretas e frequências semanais entre Portugal e Espanha, contata-se que, no período de inverno, entre novembro de 2018 e março de 2019, foram efetuados 406 voos diretos entre Espanha e os aeroportos de Lisboa e Porto. Durante este período não houve qualquer ligação com o aeroporto de Faro. Nas ilhas, o Funchal registou cinco voos e Ponta Delgada dois voos diretos. As perspetivas sobre o período de verão, que corresponde ao período entre abril e outubro de 2019, dizem-nos que serão feitos, no total, 488 ligações diretas entre Lisboa, Porto e Faro e os aeroportos espanhóis. O Funchal terá 12 ligações diretas neste período e Ponta Delgada terá duas. Os dados da Ana – Aeroportos, escrutinados pelo Turismo de Portugal, revelam que Madrid, Barcelona e Valência são os três aeroportos com uma maior frequência de voos para Portugal. As principais companhias aéreas a operar entre os dois países são a Tap (40%), Ibéria (15%), Ryanair (13%), Vueling Airlines (13%) e a Air Europa (9%).
No ano passado, desembarcaram nos aeroportos portugueses, 2,4 milhões de passageiros provenientes de Espanha (2,1 milhões em 2017

*Texto publicado na edição de julho da revista Publituris Hotelaria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *