Hotel e campus de formação nascem no Estoril em investimento de 24 milhões de euros

Por a 17 de Julho de 2019 as 10:20

O  projeto de formação em Turismo, A Tourism International Academy (T.I.A.), vai nascer no Estoril com a requalificação do campus da Escola do Turismo de Portugal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, num investimento de 24 milhões de euros, sendo 40% desta parcela suportada por privados.

No novo campus será ainda construído um hotel de aplicação, com cinco mil metros quadrados e 150 quartos, e, através da reabilitação de um edifício com 2.500 metros quadrados, atualmente devoluto, uma residência para estudantes, com 80 quartos. Estes dois edifícios serão alvo de concurso público de concessão para os privados. Será ainda construído um edifício com 2.500 metros quadrados para instalar o Centro de Excelência em Turismo, gerido pela ESHTE, e um outro edifício com 2.500 metros quadrados para instalações independentes da ESHTE.

Além de um Centro de Formação da OMT, cujo protocolo foi esta quarta-feira assinado pelo Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, e das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e ESHTE), a T.I.A. irá integrar um espaço para incubação de empresas do setor, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT), um hotel de aplicação e uma residência com capacidade para receber 150 estudantes, cujo concurso público de concessão foi também hoje lançado.

O projeto conta ainda com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas, entre as quais, a Universidade NOVA de Lisboa; CITUR; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Turismo de Portugal, para além de grupos privados como o Grupo Pestana, PortoBay, Vila Galé, Hoti, Martinhal, Vip, entre outros, num consórcio que pretende, não apenas dar resposta às necessidades do setor, como incluir a componente de Turismo em áreas das Ciências e Humanidades.

Além da internacionalização do campus e das escolas presentes, a T.I.A. passa a integrar a Escola Internacional de Turismo no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT), num projeto que deverá estar concluído até 2023, altura em que duplicará o número de alunos para cinco mil.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *