Vila Galé Collection Elvas já abriu portas

Por a 24 de Junho de 2019 as 9:33

O Grupo Vila Galé inaugurou este sábado, 21 de junho, o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, aquele que é o primeiro projecto fruto do programa Revive.

A nova unidade de quatro estrelas resulta da reconversão e requalificação daquele que era o antigo Convento de São Paulo em pleno centro histórico da cidade alentejana de Elvas.

Com um investimento de 9 milhões de euros, a nova unidade hoteleira oferece 79 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior, spa Satsanga com salas de massagens, jacuzzi, banho turco, sauna e piscina interior e ainda duas salas de reuniões, um salão de eventos e claustro. Gerou 43 postos de trabalho diretos.

Localizado em pleno centro histórico da cidade alentejana, entre muralhas junto ao baluarte poente, este hotel de quatro estrelas tem como tema as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo. Trata-se de uma alusão à história e à configuração de Elvas, considerada a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. A decoração dos quartos e zonas comuns conta com imagens e objetos inspirados nesta temática.

Presente na inauguração em representação do primeiro-ministro, o ministro do Planeamento, Nelson Sousa, ressalvou a contribuição do grupo hoteleiro para a economia portuguesa, sobretudo “na altura em que Portugal mais precisou”. “Sabemos que este grupo implantou as suas unidades não só quando havia melhores condições para o seu negócio, mas foi também pioneiro na instalação de unidades onde a procura ainda não existia”, salientou o governante, acrescentando que “além do negócio feito em condições mais seguras e prudentes, também soube arriscar”, com especial destaque em regiões do interior de Portugal contribuindo para o seu desenvolvimento. Nelson Sousa frisou ainda que a “economia, cultura e território foram beneficiadas pelo mesmo projecto, que também foram os objectivos visados no Revive”.

Jorge Rebelo de Almeida, presidente da cadeia hoteleira, salientou que o Revive “era algo óbvio”, explicando que sempre defendeu a recuperação do património nacional mas dando “um sentido económico”. Saudando o trabalho da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, neste projecto do Revive, o empresário considerou ainda que este “pode ser alargado a outros sectores de atividade que não só o turismo”, deixando mesmo a mensagem: “Desenganem-se que o Turismo vai ser o salvador da pátria”. No que diz respeito à operação da unidade recém inaugurada, Rebelo de Almeida ressalvou que tem “convicção profunda de que Elvas vai ser um êxito”.
Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Gale, aos jornalistas, os principais mercados de aposta da unidade vão ser o nacional, por ter “uma rápida capacidade de resposta”, mas também o espanhol, sendo que neste caso estão a ser promovidas ações de promoção junto de empresas e agências de viagens espanholas. Quanto ao Brasil e aos Estados Unidos da América são também eles potenciais mercados para a unidade hoteleira, refere o responsável.

O presidente da Vila Galé não descura, porém, que futuramente possa alargar a capacidade de quartos da unidade hoteleira com a aquisição de um edifício no centro histórico da cidade Património Mundial da UNESCO.

Novo Projeto na Bahia
O Governo português vai exportar o programa Revive para o Brasil, concretamente para o estado da Bahia e o grupo hoteleiro Vila Galé já tem em vista um projecto para o desenvolvimento de um novo hotel no âmbito do respectivo programa.
O anúncio foi feito por Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, durante a inauguração do Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, a 34ª unidade do portefólio do grupo, que tem 25 unidades em Portugal e nove no Brasil.

Em questão está um concurso para a exploração e requalificação do Palácio Rio Branco, em Salvador da Bahia, antiga sede do governo da Bahia e ue data de 1549. O edifício está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a câmara municipal e o Elevador Lacerda . Segundo Rebelo de Almeida, o projecto apresentado pelo grupo ao governo baiano prevê um hotel com 107 quartos e a preservação do museu que atualmente funciona no edifício. Quando, e se o projecto for aprovado, o grupo português prevê um período de construção de 15 meses e um investimento total de 42 milhões de reais.

No Brasil, a Vila Galé tem em desenvolvimento um hotel na cidade de São Paulo e um resort na Costa do Cacau, no sul da Bahia. Este último encontra-se parado por estar em processo de delimitação de terras indígenas, algo que o empresário prevê que se resolva positivamente em breve.

Em Portugal, o grupo hoteleiro tem em desenvolvimento as unidades de Manteigas e Alter do Chão, cujas aberturas estão previstas para o primeiro trimestre de 2020. Já aprovado esta o projecto de expansão de 40 quartos do recém aberto Vila Galé Douro Vineyards, que atualmente conta com apenas sete quartos.

Contudo, o investimento do segundo maior grupo hoteleiro não se fica por aqui. Além de aguardar resposta para uma proposta apresentada na ilha de São Miguel, nos Açores, para o desenvolvimento de uma unidade hoteleira, a Vila Galé é uma das oito empresas selecionadas para o concurso ao Quartel da Graça, em Lisboa, também integrado no programa Revive. Jorge Rebelo de Almeida não descura ainda a possibilidade de concorrer a uma nova versão do concurso Revive para o Convento de São Francisco, em Portalegre, onde identifica potencial turístico.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *