Empresas e plataformas de recrutamento oferecem soluções a hoteleiros

Por a 19 de Junho de 2019 as 9:56

O problema é transversal ao ano inteiro mas, com o verão à porta, a contratação de mão-de-obra qualificada torna-se um desafio ainda maior. Várias são as unidades hoteleiras que precisam de aumentar as equipas a operar de forma a fazer face às necessidades sazonais. As ações de recrutamento e ‘open days’ são uma constante mas existem ainda outras opções para ajudar a preencher as vagas em falta. Há várias empresas especialistas em recrutamento no setor que oferecem diversas facilidades: formação, transporte e atração de talentos são algumas delas. É o caso da Talenter que tem feito um investimento na área do turismo e hotelaria.

Atualmente, a empresa de trabalho temporário que em época alta emprega cerca de mil colaboradores no setor, tem três academias de formação direcionadas para esta área com o intuito de combater a falta de qualificação sentida nos candidatos. “Ministramos formação na área do F&B e do housekeeping nas nossas academias, tendo uma componente prática em contexto real de trabalho”, atesta Dora Grilo, responsável pela área de hotelaria da Talenter. Outro dos constrangimentos na hora de contratar é a dificuldade de deslocação, principalmente em zonas específicas do país e, por isso mesmo, a empresa tem feito um investimento na sua frota. Atualmente, dispõe de sete autocarros de passageiros de várias tipologias, bem como de viaturas de sete e nove lugares “disponíveis para efetuar este tipo de serviço através de rotas especificas, sem qualquer custo para os colaboradores nomeadamente nas zonas de Cascais, Sintra e na região do Algarve”, adianta a responsável.

Também a Turilink, plataforma tecnológica dedicada ao setor do turismo, hotelaria e restauração oferece soluções às empresas com necessidades de contratação. O projeto, apresentado na edição de 2018 da BTL, disponibilizou, no primeiro ano de funcionamento, 1,400 anúncios correspondendo a uma procura de mais de cinco mil profissionais no mercado, revela Jorge Abrantes, COO da empresa.

A Turijobs oferece soluções semelhantes e, apesar de não fazer o recrutamento diretamente, disponibiliza uma plataforma na qual é possível agregar anúncios de empregos para os mais diversos cargos. Atualmente, existem mais de 560 vagas disponíveis no site. Só no ano passado foram contratados 5370 profissionais da área de hotelaria e turismo através do site, atesta Joana Castro, Communications & PR Portugal Turijibs.

A Hays, à semelhança da Talenter, dedica-se ao processo desde o início: coloca o anúncio de trabalho, concretiza as entrevistas aos potenciais colaboradores e encaminha a equipa final para a unidade. Em termos de recrutamento neste setor, tivemos um crescimento de 30% face ao ano anterior que se justifica pelo forte dinamismo que a hotelaria tem vindo a ter”, esclarece Sandrine Veríssimo, Regional Director da Hays Portugal.

*Artigo publicado na edição de maio da revista Publituris Hotelaria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *