Rui Pedro Meira vai representar Portugal nos European Young Chef Awards

Por a 6 de Maio de 2019 as 10:09

Uma termine de carnes com porco bísaro, carne de vaca cachena, frango, mão de vaca, chouriços, um rolo de folha de arroz com arroz de sarrabulho e cebolas curadas e glaceadas deram o primeiro lugar a Rui Pedro Meira no Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA) .
O jovem de 19 anos foi o grande vencedor do evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota.

Rui Pedro inspirou-se nas tardes de convívio em família na Areosa, em Viana do Castelo para esta receita. “Escolhi o sarrabulho porque recordo-me dos serões em família, da partilha e das horas que passamos à volta da mesa. Como aqui no MYCA, partilhamos o conhecimento com grandes chefs e colegas”, explica em comunicado.

A “mantença” do lar do Minho é o nome do prato vencedor.A combinação da herança gastronómica com um toque de criatividade e inovação foram decisivos para a escolha do júri. “O Rui Pedro foi um concorrente que se destacou. Apostou na tradição, juntou-lhe originalidade, sem desvirtuar o conceito. É um prato muito minhoto”, explica António Loureiro, presidente de júri.

O chef estrela Michelin foi um dos membros dos júris que avaliou os nove pratos que os 12 participantes executaram. O Chef António Vieira do Wish, o Chef Vasco Coelho Santos do Euskalduna e Semea by Euskalduna, Bruno Almeida, da Adega de Ponte da Barca, Carlos Fernandes, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Olga Matos, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Beatriz Costa, vencedora do MYCA 2018, ajudaram na tomada de decisão como membros do juri.

O jovem de 19 anos irá representar o país no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT na Ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de outubro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *