ADHP homenageia António Muchaxo

Por a 15 de Abril de 2019 as 17:52

António Muchaxo, fundador do Estalagem Muchaxo Hotel, foi distinguido com o prémio Carreira no Xénios 2019 – Prémios Excelência na Hotelaria, atribuídos pela Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP). Os prémios foram entregues na passada quinta-feira, dia 11, na Casa Ínsua, no âmbito do XV Congresso Nacional da associação que decorreu entre 11 e 13 de abril, no Montebelo Viseu Congress Hotel.

Subordinado ao tema “Património e Qualificação: Dois vetores da rentabilidade hoteleira”, o congresso tem como objectivo debater os grandes desafios para estes profissionais a curto, médio e longo prazo.

A abertura do congresso foi realizada por Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da direcção da ADHP, que afirma “a falta de regularização no meio e a falta de mão de obra são temas importantes que precisam de ser discutidos” e ainda “é preciso investir nos politécnicos. Os cursos de gestão de hotelaria e turismo precisam de menos professores doutorados e de mais professores especializados, que lhes ofereçam o contacto com o mercado de trabalho.”

Outro dos tantos temas discutidos no primeiro dia de congresso onde o tema principal são as assimetrias regionais no turismo, foram os novos desafios da área. António Marques Vidal, Presidente da APECATE, é da opinião de que “os eventos e a animação turistíca motivam o cliente, na hora de decisão final e que são a base do prolongamento de estadias”. Já para Artur Sá, Presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, “a riqueza e o património cultural de cada região é também uma boa forma de combater este desequilíbrio entre o litoral e o interior”.

No segundo dia de conferência falou-se de temas como “O Turismo para Todos”, onde Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal defende que é importante que o Turismo, sendo um forte motor da economia, seja acessível e inclusivo a todos, desde as estruturas físicas à informação online que leva à escolha e reserva de produtos e serviços turísticos.

Falou-se também da HTNG (Hospitality Technology Next Generation) que é uma associação comercial global, sem fins lucrativos, que atende empresas hoteleiras e fornecedores de tecnologia. Para Marco Correira, representante europeu da HTNG, esta associação tem “a facilidade de promover a adopção de standarts e melhores práticas para ajudar os hóteis, através das TI (Tecnologias de Informação).”.
A HTNG tem como grupos de trabalho activos o 5G para a hotelaria, cartões de pagamento virtuais, interação por voz, entre outros.
Para Marcos Correia é preciso investir em TI na hotelaria e deixa algumas ideias: self-service check-in, smart-TV com capacidade de streaming, aplicação móvel para a chave do quarto ou suíte e a melhoria da rede de WI-FI.

Foram ainda entregues os Xénios aos seguintes vencedores:

Director de Hotel: Marcos Sousa, Nau Salgados Palace
Director de Alojamento: Lídia Carvalho, Grupo Visabeira
Director de F&B: David Madeira, Hotel Quinta do Lago
Director Comercial, Marketing & Vendas: Amável Guerreiro, Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa
Jovem Director de Hotel: Patricia Purshotam, Hotel SANA Executive
Melhor Gestor do Potencial Humano: Miguel Luís, Hotel Ritz Four Season Lisboa
Empresa de Outsourcing/Parceiro de Negócios: Delta Cafés

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *