VISITOR ATTRACTIONS” : UMA GESTÃO OPTIMAL

Por a 10 de Abril de 2019 as 15:13

No Turismo, os sub-setores : transportes, alojamento, tour operação, agências de viagens, restauração, e “visitor attractions” são interdependentes e todos afetam decisivamente a experiência do visitante.

Os Visitor Attractions são determinantes para a perceção de qualidade do destino e asseguram a sua inovação, atratividade, e competitividade contínua, especialmente junto de visitantes internacionais.

Em Portugal, temos muitas Visitor Attractions de qualidade incontornável e com técnicas de gestão de ponta; mas também inúmeras outras onde há oportunidades significativas de melhoria.

 

Um mundo online

É o caso de dizer que alguns monumentos nacionais, ficaram na história relativamente ao mundo online. A versão inglesa do site do Mosteiro dos Jerónimos, um dos monumentos mais visitados em Portugal tem conteúdos em Português. É impossível finalizar uma compra online na bilheteira dos vários monumentos do IGESPAR.

O Castelo São Jorge (CSJ) em Lisboa, é também um dos monumentos mais visitados do País. Porém, a sua estratégia de venda de bilhetes online é rudimentar: sem bilheteira online própria, recorre a um parceiro, cujo conteúdo sobre os bilhetes do CSJ está maioritariamente em português; e os bilhetes do CSJ são empacotados com os de museus secundários, resultando num preço final mais do dobro do bilhete de entrada. O resultado continua a ser as longuíssimas filas de espera de potenciais consumidores.

Há inúmeros casos de sucesso na comercialização online de visitor attractions em Portugal: Zoomarine, Slide & Splash em Lagoa, Fundação Serralves e Oceanário de Lisboa são alguns exemplos. O Oceanário e o Zoomarine há muito que privilegiam a venda de bilhetes online no seu próprio site. Os bilhetes do Oceanário são válidos durante 120 dias após aquisição; os do Rijksmuseum (Amesterdão) são válidos durante um ano, tal como Leeds Castle, em Kent.

 

Yield Management

A esmagadora maioria das Visitor Attractions em Portugal aplicam os mesmos preços ao longo do ano, independentemente da procura. A nível internacional, há mais inovação: Alcatraz Island tem bilhetes mais económicos para a primeira hora do dia. O Castelo de Edinburgo incentiva a compra de bilhetes online e marcação de slots definidos para a visita. O Palazzo Pitti em Florença oferece um desconto de 50% para visitas das 08:15 às 09:25; o British Museum propõe “Early Morning Tour” a preços especiais; e a Tower of London e o Rijksmuseum têm preços mais atrativos online do que no local.

No Empire State Building há três épocas no ano, com preços diferentes.

Em Portugal, nas atrações mais procuradas, temos um longo caminho a percorrer.

Revenue management, precisa-se!

 

Rita Alves Machado, Sales & Marketing da Great Hotels of the World

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