Há mais empregados no setor de Alojamento, Restauração e Similares

Por a 28 de Março de 2019 as 13:59

A mão-de-obra no Turismo é um dos assuntos que mais dores de cabeça tem dado aos atores do setor. A falta de pessoal qualificado para fazer face à elevada procura tem sido um dos maiores constrangimentos enfrentado nas mais variadas áreas da atividade. Um estudo do travelBi by Turismo de Portugal fez uma análise à população empregada nos setores de Alojamento, Restauração e Similares no ano passado.

A primeira conclusão é que, em 2018, houve um crescimento de +1,6% de população empregada nestas áreas. Ou seja, no ano passado , as atividades ligadas ao Alojamento e à Restauração e Similares empregaram 328,5 mil pessoas, mais 5,3 mil do que em 2017. Destes, a maioria são mulheres. No geral, em Portugal, 51% da população empregada pertence ao sexo masculino mas, quando se fala em Alojamento, Restauração e Similiares há mais mulheres (58%). No cômputo geral, há menos trabalhadores a trabalhar por conta de outrem neste setor. No país, 83% da população empregada trabalha por conta de outrem, enquanto que no Alojamento e na Restauração e Similares esta percentagem desce para 79% em 2018. 89% da mão-de-obra o setor trabalha a tempo inteiro, valor ligeiramente inferior aos 90% para a população em geral.

Falando da qualificação, dos trabalhadores do setor em análise, apenas 12% tem qualificação superior contra 27% no geral do país. Ainda assim, houve uma ligeira subida nesta percentagem, de 2 p.p. face a 2017. Uma das provas de que a qualificação está a aumentar é a taxa de empregados que tem o ensino básico. Em 2018,  56% dos empregados nos setores do Alojamento e da Restauração e Similares tinha o ensino básico um decréscimo de 4 p.p., face a 2017

No que diz respeito à idade dos trabalhadores, 41% dos empregados tinha 45 ou mais anos, um valor igual ao do período homólogo.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *