Como é que os hotéis estão a dinamizar a área de F&B?

Por a 18 de Março de 2019 as 12:59

Desde o estabelecimento de parcerias com chefs de renome nacional e internacional até providenciar aos hóspedes a possibilidade
de solicitarem serviço de quarto via Amazon Alexa, os hotéis estão cada vez mais focados em fazer da área de F&B um centro
interessante de receitas; para tal a busca de soluções que permitam providenciar experiências inovadores é agora uma constante.
Identificar um hotel para as suas viagens que lhes consiga proporcionar uma experiência memorável na área do F&B é cada vez mais
importante, especialmente entre os Millenilas; em vez de simplesmente procurar reservar um quarto para dormir, os Millennials
procuram por conceitos inovadores que melhorem sua experiência geral. Por outro lado, a aposta no F&B dá a possibilidade aos
hotéis de incrementarem as suas possibilidades de interacção com os hóspedes, reforçando a sua imagem e, quando bem feito,
gerando comentários positivos nas redes sociais, o que lhes permite aumentar a possibilidade de conquistar novos clientes, hóspedes
ou não hóspedes. Contudo, com o crescente aumento da qualificação e criatividade que se tem vindo a observar na área da
restauração, esta é uma luta difícil que os hoteleiros têm de encarar, tendo dado origem a conceitos e inovadores que vêm sendo
introduzidos pelos hotéis um pouco por todo o mundo:
• Dinamização dos lobbies transformando-os em espaços de socialização
Os lobbies dos hotéis têm vindo a ver a sua importância acrescida, não sendo actualmente apenas vistos como espaço para receber
os hóspedes. Passam a ser mais dinâmicos e a apelar à socialização de hópedes e clientes locais. Nos hotéis Marriott’s Moxy, por
exemplo, o foco do lobby é um espaço onde se pode comer, beber e socializar, com diversas opções de serviço de F&B ao longo do
dia, cadeiras confortáveis, e espaços mais reservados caso seja necessária uma conversa mais privada.
• Estabelecimento de parcerias temporárias com chefs
Com o objectivo de conseguir proporcionar aos hóspedes e clientes locais uma experiência gastronómica diferenciada, alguns hotéis
estão a estabelecer parcerias temporárias com restaurantes de elevada qualidade ou até mesmo com estrelas Michelin, sendo este
tipo de acordos uma relação win-win dado que permite aos restaurantes testar a sua marca numa nova cidade e, para o hotel, é uma
maneira de diversificar a sua oferta de F&B de tempos a tempos, posicionando-se também no segmento dos foodies.
• Recurso a tecnologia
A nova tecnologia está cada vez mais à disposição para satisfazer as necessidades e o apetite dos hóspedes. Desde poder solicitar
serviço de quarto via assistente virtual da Amazon, Alex, a poder obter comida externa no quarto através de um aplicativo móvel,
criado por meio de uma parceria com agentes de entrega local, são soluções que estão a ganhar terreno.
• Programas de culinária no quarto
O conceito de entregas de supermercado no quarto foi dado por uma unidade da Wyndham, que lançou um programa de culinária no
quarto. Destinado a hóspedes de estadas longas, as receitas foram elaboradas por chefs famosos como Hari Nayak e James Rigato.
• Espaços pop-up de comida e bebida
Alguns hotéis optaram por pop-ups como forma de permitir que os hóspedes e não hóspedes experimentem especialidades locais ou
até mesmo conceitos internacionais na áreas das comidas e bebidas.
Seja recorrendo a meios tecnológicos, espaços pop-up ou estabelecendo parcerias com chefs famosos, espera-se que o foco na área
de F&B dos hotéis cresça nos próximos anos, a qual se torna premente num contexto de elevada competitividade e onde os reviews
on-line são um dos principais motores para o aumento do interesse e curiosidade pelos espaços.

 Karina Simões, Senior vice-president Portugal JLL Hotels & Hospitality Group.

*Artigo publicação na edição de fevereiro da Revista Publituris Hotelaria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *