Dezembro confirma ciclo negativo com ocupação em queda. Preços sobem

Por a 21 de Fevereiro de 2019 as 11:32

Não é novidade que a taxa de ocupação foi um dos calcanhares-de-aquiles da hotelaria nacional no ano passado. Dezembro confirmou o ciclo negativo registado nos meses anteriores com este indicador a cair 1,1 p.p., fixando-se nos 46%. Lisboa (62%),Madeira (57%) e grande Porto (52%) foram os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada neste mês, de acordo com os dados do AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP

No último mês do ano o preço médio por quarto ocupado (ARR) cresceu 3% e o preço médio por quarto disponível (RevPar) fixou-se nos 36 euros, mais 0,2% face ao período homólogo.

Fazendo contas ao total de 2018, a taxa de oupação entre janeiro e dezembro foi de 70%, uma queda de 1,3 p.p. face a 2017.  Lisboa (81%), Madeira (80%) e Grande Porto (75%) foram os destinos que ocuparam o pódio com este indicador mais elevado.

“O Algarve, Madeira e Açores registaram uma quebra na ocupação, em razão de vários fatores que fomos sinalizando, como as falências de companhias aéreas, a quebra do mercado britânico, no caso do Algarve e da Madeira, ou o aumento da oferta de outras formas de alojamento, especialmente no caso dos Açores”, destaca Cristina Siza-Vieira, presidente executiva da AHP.

Apesar da quebra na ocupação os preços subiram na hotelaria nacional. O ARR subiu 7%, para 95 euros e o RevPar aumentou 5%, para 66 euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *