Restaurante Fortaleza do Guincho tem novos pratos inspirados no mar

Por a 18 de Fevereiro de 2019 as 13:23
Hotel Fortaleza do Guincho — Relais & Chateaux, tem novos pratos na carta, da autoria do chef Gil Fernandes, que assumiu a cozinha do restaurante em novembro do ano passado.

O m
ar é uma das maiores influências neste menu bem como as ervas frescas. Camarão vermelho, linguado, robalo e lampreia são alguns dos protagonistas. Há um snack de frango no churrasco  feito com rolo de pele de frango com frango grelhado, puré de tomate e batata frita, e o conta-gotas, uma mini couve recheada com tártaro de camarão.

Robalo de anzol, variação de couve, crocante de pele de porco 3

Nos amuse bouche chega a salada de polvo, com puré de batata doce, molho de batata doce fermentado, e molho de polvo e chouriço e Moreia frita, com um crocante feito com a pele do peixe, moreia curada, torresmo da moreia, maionese de funcho do mar e lima caviar. Pela sua untuosidade, a moreia acompanha o momento do pão (de centeio e trigo, feito na casa) e das manteigas, em que também houve alterações: agora chegam-nos em forma de seixos, como os da praia do Abano que inspiraram o chef, servidas sobre um seixo cortado ao meio: o seixo branco é manteiga de emulsão de azeite, o castanho manteiga de ovelha de Seia e o negro, de algas.

Alface grelhada com molho de beterraba 2

Nos pratos principais, há camarão vermelho da nossa costa, com rabanetes e tangerina, sumo de tangerina e molho de gamba fermentado, e Linguado selvagem a baixa temperatura, berbigão à Bulhão Pato e açorda de milho sob a já conhecida concha de massa crocante do restaurante. A Lampreia chega sobre uma tosta, com presunto, coberta pela pele do peixe cozida, e com um molho feito a partir das espinhas e do sangue do animal. O Robalo de anzol acompanha com couve branca, crocantes feitos da pele do porco.
Nas sobremesas, Filipe Manhita apresenta Citrinos e Avelã, servido em dois pratos.
 
 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *