Mobile First Indexing – o seu hotel está pronto?

Por a 15 de Fevereiro de 2019 as 11:08

Com o aumento notório e incontornável das pesquisas feitas em dispositivos móveis, muito se falou ao longo de 2018 sobre a atualização que a Google tem vindo a desenvolver no seu sistema de buscas – sistema esse que começou a ser implementado em 2018. Assim um dos temas quentes ao longo do último ano e que o continuará a ser em 2019 é sem dúvida o chamado “Mobile First Index”.

O que é o “Mobile First Indexing” 
A primeira coisa a saber é que o Mobile First Indexing não implica a criação de uma nova indexação, implica apenas a alteração para a indexação mobile nova. Até agora, quando um utilizador fazia uma pesquisa com palavras chave os crawlers da Google, independentemente do dispositivo em que fosse feita, iam buscar a versão desktop do site em primeiro lugar. Agora, desde meados de 2018, os crawlers estão a começar a ir buscar em primeiro lugar a versão mobile do site, ou seja, as ferramentas de pesquisa da Google passam a dar prioridade aos sites que têm uma versão mobile.  Aliás, já vários utilizadores começaram a receber notificações através do Google Search Console a avisar que já passaram os sites para a nova indexação – a indexação Mobile.

O que é que isto significa para o seu site?
Fundamentalmente isto significa que o seu site tem que estar adaptado ás novas
boas práticas. Em primeiro lugar, devem passar a ter duas indexações: uma para o desktop e outra para mobile. Os mecanismos de pesquisa da Google também passam a privilegiar a taxa de engagement em mobile para ranking do site em mobile e por isso também é essencial que o design seja responsivo e os conteúdos adaptados à visualização em dispositivos móveis.

Considerações finais
O Mobile First Indexing ainda esta a arrancar, e por isso, por um lado continuará a dar que falar, e por outro, continua sob desenvolvimento e espera-se que venha ainda a sofrer alterações à medida que for evoluindo e sendo aplicado em escalas cada vez maiores. Assim ao longo de 2019 mantenha-se atento as novidades do Mobile First Index e continue a monitorizar, a testar e otimizar os sistemas de indexação e algoritmos pois estes continuaram a sofrer alterações.

Pedro Colaço, CEO da GuestCentric.

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