Tendências para 2019

Por a 12 de Fevereiro de 2019 as 9:30

Com 2018 já para trás das costas e 2019 todo pela frente, abrem-se 12 novos meses de incógnitas na evolução do mercado, da tecnologia e do comportamento dos consumidores nos dois pontos anteriores. Não tendo exatamente uma bola de cristal, sabemos, no entanto, algumas tendências que podem ajudar a trazer alguma luz e ajudar-nos a estar mais bem preparados. Eis cinco das grandes tendências a ter em conta em 2019:

 

#1 – Viajar globalmente, viver localmente

Os viajantes de todo o mundo continuam a procurar experiências que sejam únicas e autênticas – mais do que viajar para um local, querem viver o local. Isto significa uma ligação à cultura e costumes locais que vai para além de conhecer um destino através da janela de um autocarro de turismo. Envolver a comunidade na experiência turística é crucial.

#2 – Sustentabilidade em mente

Tanto a nível ecológico, como a nível de comunidade: os turistas percebem cada vez mais que a sua presença excessiva pode ajudar a descaracterizar o destino que escolheram, prejudicando a sua experiência local. Novamente, a forma como se pensa a comunidade local em termos de impacto e envolvimento, terá um papel chave.

#3 – Influencer e content marketing

De acordo com estudos recentes do Statista e Travel Trends Reports, os dois aspetos que mais influenciam a forma como as pessoas planeiam as suas viagens são o user generated content e os social media. Mais: 9 em cada 10 viajantes consideram importante a consulta de reviews antes de fazer uma reserva. É a demonstração clara da importância de uma estratégia de marketing multicanal e totalmente integrada, com um foco nos novos meios digitais, para atingir o máximo de touchpoints possível para criar awareness e gerar vendas.

#4 – O crescimento dos Digital Nomads

Os digital nomads são profissionais que têm a capacidade de se sustentar e manter o seu estilo de vida, apenas com um computador e uma “mochila”, contando ainda com bastante influência nos social media. Ser digital nomad friendly, significa apostar em bom wifi em todo o espaço gerido, ter tomadas de eletricidade em locais convenientes (incluindo áreas comuns), disponibilizar adaptadores, carregadores e tudo o que ajude a facilitar este estilo de vida. Conquistá-los (e ser recompensado) é tão simples quanto isto.

#5 – Messaging em todo o lado

Com mais de 2.5 mil milhões de pessoas a usar plataformas de messaging, a inteligência artificial, os assistentes de voz e os chat bots, vão permitir a entrega de uma experiência mais personalizada de todo o processo de booking, da descoberta à compra, mas também a possibilidade de entreter e maximizar a qualidade do serviço ao cliente (antes, durante e depois da viagem).

Não se esqueça agora de se manter atento à forma como evoluem estas e outras tendências que aparecem todos os dias e manter a mente aberta para as abraçar e para se adaptar. Nos tempos que correm, essa pode ser a diferença entre ter ou não um bom 2019. Eu espero que sim, que tenha um ótimo 2019!

Rudolfo Nobre, head of strategy na Grand Union.

*Artigo publicado originalmente na edição de janeiro da revista Publituris Hotelaria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *