Hoteleiros apostam na qualificação da oferta em 2019. Lisboa e Algarve lideram remodelações e ampliações

Por a 12 de Fevereiro de 2019 as 9:30

A praça hoteleira hoteleira nacional vai continuar a crescer. Conforme a Publituris Hotelaria avançou na edição de janeiro, há perto de 170 novos projetos hoteleiros em pipeline para os próximos quatro anos. Para além das aberturas de novas unidades, os hoteleiros estão também a apostar fortemente na qualificação da oferta existente.  Renovação, ampliação de espaços ou redefinição de conceitos são algumas das alavancas que movem a hotelaria nacional do caminho da requalificação e modernização. Com uma oferta cada vez mais expressiva e com o surgimento de novas unidades, este é um dos passos mais importantes que o setor precisa de dar para continuar à tona da melhor oferta hoteleira. Há perto de 40 as unidades que estão a ser alvo de intervenção.

 

Porto e Norte

O Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante, gerido desde o final de 2016 pela Unlock Boutique Hotels, encontra-se em renovação e ampliação da oferta de quartos, com conclusão prevista para junho de 2019. O fim dos trabalhos está definido para junho deste ano altura em que a unidade terá 16 novos quartos. Através do projeto de renovação, surgirão novas tipologias de quartos, destacando-se as dez Wine Experience Suites, com piscina, lareira e enoteca privadas. Entre os outros espaços remodelados, surgem também os Vineyards Experience Rooms, com varandas sobre as vinhas, e os Charming Rooms que oferecem uma banheira com vista para as vinhas, permitindo ao hóspede um banho com uma vista pouco habitual. Este investimento representa um crescimento de 50% na oferta de quartos do hotel, de forma a responder à elevada procura de alojamento no Monverde Wine Experience Hotel.

Saiba mais: Monverde Wine Experience Hotel aumenta número de quartos

Também sob a gestão da Unlock Boutique Hotels está a Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo, que está a apostar na ampliação da oferta com a construção de cinco novos apartamentos de tipologia T0 e T1 e que deverão inaugurar em abril. Os Casa Melo Alvim Suites & Apartments terão áreas entre os 30 e os 40 metros quadrados , contando com um terraço de 30 metros quadrados. Serão servidos pelas valências do hotel, que contará também com uma nova piscina.

Saiba mais: Casa Melo Alvim aumenta oferta 

O Torel Avantgarde no Porto, do Grupo Torel Boutiques, será este ano alvo de uma ampliação com a construção de um novo edifício adjacente à unidade de forma a acrescentar 12 suites aos 47 quartos já existentes. O spa será também aumentado e há planos para a construção de uma piscina interior. O projeto deverá estar concluído em 2020.

O Porto Palácio Hotel deu início, em 2018, a um projeto de renovação que terá continuidade em 2019. Para já estão concluídas as intervenções no lobby e na sala de pequenos-almoços que apresentam espaços mais amplos e luminosos.

Centro

O Palácio da Lousã Boutique Hotel, sob a gestão da DHM, está a ser alvo de uma renovação total de forma a adaptar a unidade a um novo conceito de Bike Hotel. Do mesmo grupo, o Palace Hotel Monte Real, no concelho de Leiria, está a renovar as salas de conferência, os espaços de restauração e o spa.

Em Fátima, o Hotel Estrela de Fátima encontra-se encerrado de forma a beneficiar de uma intervenção profunda de ampliação e remodelação. A atual ampliação está focada na construção de suites e quartos superiores. O hotel passará a ter 84 quartos e reabrirá em maio de 2019. Também as áreas públicas serão ampliadas será e criado um novo bar.

Em Castelo Branco, o hoptel Tryp Colina do Castelo , da Hoti Hotéis, ser alvo de um rebranding e mudará de nome para Meliá Colina do Castelo.

O hotel Praia D’El Rey Golf & Beach Resort está também a remodelar os quartos num investimento orçado em 800 mil euros.

Lisboa

Na capital várias são as unidades que estão a apostar numa nova roupagem da sua oferta. O Hotel Princesa Lisboa Centro será alvo de uma renovação completa e de um rebranding passando a ser denominado de Stay Hotel Lisboa Centro Saldanha. A capacidade do hotel aumentará de 46 para 61 quartos. A intervenção está orçada em dois milhões de euros.

O WC Beautique Hotel, aberto desde o final de 2017, vai iniciar uma expansão do espaço de forma a aumentar a oferta de quartos.

O Bairro Alto Hotel deverá ver concluída a ampliação, que estava prevista para setembro de 2018. O cinco estrelas vai reabrir com 87 quartos já no mês de abril.

Saiba mais:  Bairro Alto Hotel Quer Reforçar Equipa Para A Reabertura E Está A Contratar

O Grupo Vip Hotels está a intervencionar quatro das suas unidades na capital. O VIP Executive Zurique, que viu concluída a intervenção em todas as suas unidades de alojamento, irá avançar para as áreas públicas: restaurante, bar, lobby e salas de reunião. O VIP Inn Berna já iniciou a remodelação de todas as 87 unidades de alojamento. O VIP Executive Arts encontra-se na fase final de remodelação das suas unidades de alojamento, sendo que posteriormente avançará para as áreas públicas. Por fim, o VIP Grand Lisboa está a concluir a remodelação dos quartos, e irá apostar na total renovação do bar e lobby.

O Hoti Hotéis vai fazer um rebranding ao hotel Tryp Oriente que adotará a marca Meliá e asusmirá a designação de Meliá Oriente.

Saiba mais:  Hoti Hotéis investe 120 milhões em aberturas de unidades e remodelações

O Valverde Hotel está também a ser alvo de ampliação de forma a aumentar a sua oferta com mais 48 quartos e suites. O Valverde vai expandir-se para dois edifícios que lhe são contíguos, localizados na Rua de S. José. Esta intervenção promove a duplicação do número de unidades de alojamento (face à capacidade atual) e um maior número de serviços a oferecer aos seus clientes, tais como sala de reunião com luz natural e varandas, novos espaços de Restauração (01 Restaurante e 01 Bar), aumento da capacidade de lugares sentados e zona de Lazer no Páteo, uma piscina com água aquecida em piso elevado, um ginásio, uma sala de massagem, áreas públicas, nomeadamente Receção e Lobby com maiores dimensões

Saiba mais: Valverde Hotel encerra um mês para obras de ampliação 

 

Alentejo

O The Noble House, em Évora, vai aumentar a sua oferta de quartos, através da aquisição de um edifício com cerca de 600 metros quadrados para recuperação e requalificação, que será transformado em cinco novos apartamentos premium (três T2 e dois T1) com áreas entre os 60 e os 140 metros quadrados. Estes apartamentos estão localizados a 100 metros do hotel e a 400 metros da Praça do Giraldo e representam uma extensão para o novo segmento de negócios designado por Suites & Apartaments, aumentando o número de quartos do hotel em cerca de 30%. Os apartamentos vão abrir portas no final de 2019.

Saiba mais: The Noble House vai ter apartamentos no final de 2019

Algarve

No Algarve o Memmo Baleeira está a concluir uma remodelação total do espaço, com um orçamento de três milhões de euros. O Praia Verde Boutique Hotel está a apostar numa renovação dos quartos bem como o Stay Hotel Faro Centro, cuja intervenção está orçada em 300 mil euros.

O Dona Filipa Hotel vai entrar, este ano, na terceira fase de renovação com um investimento de cinco milhões de euros destinados à inclusão de um spa e à renovação das salas de reuniões e eventos. o Formosa Park Hotel, na Praia do Ancão, arrancou em novembro passado com uma intervenção com vista num reposicionamento para um Boutique Apartment Hotel. O projeto, que visa um investimento de 10 milhões de euros, conta com 61 apartamentos de tipologias T1 e T2, com áreas compreendidas entre os 67 metros quadrados e os 165 metros quadrados. O Penina Hotel & Golf Resort, cuja ocupação em 2018 foi de  55%, será alvo de uma intervenção em 2020.  O investimento de 7,5 milhões de euros visa  acrescentar um centro de congressos, um spa, renovar as áreas públicas e a redecoração dos quartos.

Saiba mais:  JJW Hotels Group investe 22,5 milhões de euros nas unidades algarvias

Carvi Beach Hotel Algarve, em Lagos, encontra-se na última fase de remodelação do seu interior e dos espaços públicos. A intervenção, que teve início em 2018, deverá estar concluída no próximo mês de fevereiro e está orçada em 600 mil euros.  Nos planos do grupo hotelerio para 2019 está ainda definida a  renovação do mobiliário do restaurante da unidade de Lagos, aberta há três anos, e a instalação de equipamentos de ar-condicionado neste espaço

Ilhas

O Regency Club, na Madeira, irá sofrer obras de requalificação e reabrir com um novo conceito, com duas piscinas, sendo uma delas localizada no rooftop, e um restaurante adicional num investimento de 10 milhões de euros. O Savoy Gardens, no Funchal, está também a ser alvo de uma ampliação com a construção de uma zona de sauna e banho turco, e um ginásio.

Por fim, nos Açores, O Furnas Boutique Hotel está a remodelar os quartos e o hotel Azor está a construir um novo espaço de lazer.

Veja a lista  das unidades que estão a ser alvo de intervenção. 

Nome

Intervenção

Investimento

PORTO E NORTE
Casa Melo Alvim ampliação
Douro 41 Hotel & Spa
Monverde Wine Experience Hotel ampliação
Porto Palácio Hotel renovação e ampliação
Torel Avantgarde ampliação
CENTRO
Cró Hotel e Termal Spa ampliação
Hotel Estrela de Fátima ampliação e remodelação
Palace Hotel Monte Real Remodelação
Palácio da Lousã Boutique Hotel Novo conceito 1,6 milhões de euros
Praia D’El Rey Golf & Beach Resort Remodelação de quartos 800 mil euros
Tryp Colina do Castelo rebranding para marca Meliá
LISBOA
 Altis Avenida ampliação (gastrobar e fitness room)
 VIP Grand Lisboa remodelação quartos
Altis Belém  intervenção na iluminação da Cafetaria Mensagem
Altis Grand Hotel renovação total
Altis Suites
Bairro Alto Hotel
Hotel Mundial renovação dos restaurantes
Hotel Princesa Lisboa Centro renovação completa e novo rebranding 2 milhões de euros
Intercontinental Lisboa remodelação de quartos 10 milhões de euros
Torel Palace Lisbon ampliação
Valverde Hotel ampliação
VIP Executive Arts remodelação
VIP Executive Zurique remodelação espaços públicos
VIP Inn Berna remodelação quartos
WC Beautique Hotel ampliação
Tryp Oriente

Valverde Hotel

rebranding para a marca Meliá

ampliação

ALENTEJO
The Noble House ampliação
ALGARVE
 Villas Mourim renovação completa
Alpinus Remodelação 5 milhões de euros
Carvi Beach Hotel Algarve remodelação interior e espaços públicos
Dona Filipa Hotel remodelação de salas de reuniões e novo spa 5 milhões de euros
Formosa Park Hotel Apartamentos renovação completa 10 milhões de euros
Memmo Baleeira Remodelação total 3 milhões de euros
Penina Hotel & Golf Resort renovação e novos espaços 7,5 milhões de euros
Praia Verde Boutique Hotel Remodelação de quartos
Stay Hotel Faro Centro Renovação dos quartos 300 mil euros
Vila Monte Farm House Ampliação
Ilhas
Azor (Açores) Novo espaço de lazer
Furnas Boutique Hotel (Açores) Remodelação de quartos
Regency Club (Madeira) Requalificação e ampliação 10 milhões de euros
Savoy Gardens (Funchal) Nova zona de sauna e banho turco 2 milhões de euros

*Artigo Publicado Originalmente na edição da revista Publituris Hotelaria de janeiro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *