Taxa turística e a sua evolução na cidade de Lisboa

Por a 11 de Fevereiro de 2019 as 11:15

Como é do conhecimento geral, a taxa turística desde 1 de janeiro aumentou para o dobro, face ao ano transato, ou seja, para dois euros. A Câmara Municipal de Lisboa espera fazer crescer em 152% as receitas, passando dos 14,5 milhões de euros registados em 2018 para 36,5 milhões de euros em 2019. Neste sentido, considero que existe uma oportunidade. Para tal, precisamos que a canalização das verbas seja alocada de forma correta e com o intuito de melhorar a nossa oferta turística, criando assim valor ao nosso destino, dando-nos a oportunidade de crescer em qualidade face à nossa concorrência. Considerando uma evolução do número de hóspedes face aos anos anteriores, pois as projeções assim o indicam, a duplicação do valor da taxa irá trazer um retorno assinalável de verba à CML, que deverá, sem dúvida, zelar por uma aplicação rigorosa, pois as receitas provenientes da taxa turística já foram aplicadas em eventos como a Eurovisão da Canção e vão também ajudar a financiar a continuação da Web Summit em Lisboa. O impacto e sucesso destes eventos foram bastante positivos nas taxas de ocupação dos nossos hotéis, conforme demonstram os números da atividade de maio e novembro de 2018.

O investimento canalizado para estes eventos dá-nos força e ferramentas para que possamos acreditar no nosso produto turístico, pois através destas ações adicionamos valor ao produto atual. Este ano, Lisboa recebeu a distinção de melhor cidade destino da Europa, ficando à frente de gigantes do turismo como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza. Neste sentido, considero que a criação de valor deverá gerar nos nossos hotéis mais rentabilidade e oportunidade de negócio, pois temos um destino em crescimento, quer a nível do RevPar, quer ao nível de notoriedade mundial.

Positivo

Preços médios na hotelaria de Lisboa voltaram a aumentar em novembro

Considerando o élan positivo que existe no nosso turismo, apraz-me verificar que apesar da diminuição da taxa de ocupação, os preços médios em novembro ficaram acima em termos homólogos. Melhor ainda é saber que o RevPar ficou também ele acima, ou seja, estamos no bom caminho em termos de gestão e rentabilidade do nosso produto. Saliento que o evento WebSummit, terá tido um impacto muito importante neste acontecimento, continuemos a apostar neste tipo de eventos!

Ameaça

Taxa turística de Mafra entrou em vigor a 1 de Janeiro

Conforme já referi, continuo com muitas reservas na aplicação destas taxas em cidades onde talvez o turismo não tenha a pujança e maturidade necessária para sustentar este tipo de taxas. Considero que a taxa deverá ser aplicada em grandes zonas turísticas, com uma reduzida sazonalidade e de grande notoriedade. No caso de Aveiro, que começou a aplicar a taxa de um euro em janeiro de 2013, acabou com ela em abril de 2014. A medida rendeu ao município quatro mil euros, quando se esperava que fossem angariados 200 mil euros.

Negativo

Universidade de Aveiro identifica discriminação de género no Turismo

O estudo foi realizado por Inês Carvalho como trabalho de doutoramento e segundo a Universidade de Aveiro, situações de “bullying por parte de supervisores na altura da gravidez e licença de maternidade”, assim como “salários mais baixos do que os colegas homens” e “menores oportunidades de progressão na carreira para as mulheres” continuam a ser uma realidade. Este tipo de notícias em nada favorece o nosso setor, onde as diferenças entre ambos os géneros continuam a fazer-se sentir, sobretudo no que diz respeito a salários e direitos. É inaceitável este tipo de bullying no nosso setor.

Paulo Lopes, Diretor Geral do hotel ibis Styles Lisboa Centro Marquês de Pombal e Supervisor Operacional Tag Hospitality Direção da ADHP- Tesoureiro.

*Artigo publicado originalmente na edição de janeiro da revista Publituris Hotelaria

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