Design, criatividade e boa comida. O que procuram os europeus na hotelaria?

Por a 11 de Fevereiro de 2019 as 11:21

Nos últimos anos, a forma como os turistas visitam a Europa alterou-se completamente. A evolução da tecnologia e a crescente oferta não só de unidades hoteleiras como de alojamento local foram alguns dos impulsionadores desta mudança. A própria forma de ver e explorar um destino bem como a lista de prioridades dos viajantes foram-se adaptando aos tempos e às ofertas mais disruptivas. Esta análise é avançada pelo relatório “European hospitality’s creative renaissance” produzido pela Skift, empresa que atua no setor das viagens e que oferece serviços de media e dados, em colaboração com o grupo francês AccorHotels.

“Os clientes já não estão à procura do hotel de negócios tradicional e nós temos visto isso nas últimas duas décadas. Os hóspedes querem ser surpreendidos e querem ter o que desejam, quando o desejam”, refere o chief operating officer da AccorHotels do Norte da Europa, Thomas Dubaere. Desta forma, avança o estudo, as ideias convencionais de serviço e de luxo caíram em desuso para dar lugar aos conceitos de comunidade, conectividade e criatividade. O Airbnb é um dos exemplos citados que atesta esta mudança de comportamento. “O Airbnb criou uma segunda revolução no mundo da hospitalidade. Permitiu que os grupos hoteleiros vissem novas possibilidades e fê-los perceber que precisam de estar em constante inovação e desafiar convenções. O Airbnb fez os hotéis entenderem que os hóspedes procuram um toque de diversão e individualidade”, acrescenta Christian Giraud, senior vice president of development da AccorHotels Europa.

O responsável pelo departamento de desenvolvimento do grupo, Gaurav Bhushan, explica que a Europa está a ter um evidente sucesso na maneira como está a reinventar a sua oferta. O design, a criatividade e um forte conceito de food and beverage são algumas das principais apostas que têm ditado o sucesso da oferta hoteleira.

Outro dos fatores referido no relatório é o facto de a Europa ter uma substancial  percentagem de hotéis independentes devido ao elevado número de culturas e interesses diferentes nos diversos países.

“Outro dos motivos pelo qual a Europa está a ter sucesso na implementação de novos conceitos é porque tem um mercado maduro, ideal para hotéis de nicho e boutiques, dirigidos a públicos com interesses específicos”, conclui outro especialista.

 

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