Norte e centro lideram crescimento da ocupação em novembro

Por a 16 de Janeiro de 2019 as 11:54

Em novembro, a taxa de ocupação quarto a nível nacional fixou-se nos 59% (menos 1,2 p.p.). Lisboa (77%), Madeira (75%) e Grande Porto (69%) foram os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada, de acordo com dados divulgados pela AHP.

De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela AHP – Associação da Hotelaria de Portuga, o ARR cresceu 7%, fixando-se nos 79 euros. Com os destinos Algarve (mais 20%), Minho (mais 13%) e Costa Azul (mais 12%) a registarem a melhor performance. Neste indicador, todas as categorias registaram resultados positivos, com as 3 estrelas a crescerem 11%.

O RevPar fixou-se nos 46 euros, mais 5% face ao período homólogo. Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (83 euros), Grande Porto (51 euros) e Madeira (48 euros).

“Assistimos em novembro a um fôlego do crescimento do ARR e do RevPar em termos nacionais, por comparação com o abrandamento do ritmo registado em outubro. No penúltimo mês do ano, de assinalar a boa performance das Beiras na Taxa de Ocupação; do Algarve no ARR e do Minho no RevPar. No entanto, apesar da boa performance das regiões Norte e Centro, os resultados absolutos estão bem aquém da média nacional (com exceção do Grande Porto). Regista-se também a quebra na taxa de ocupação dos destinos Alentejo, Algarve e sobretudo Estoril/Sintra e Madeira (ambos com menos 6,4 p.p.). A pior performance foi a de Leiria/Fátima/Templários, destino que apresenta resultados negativos desde o início do ano, nomeadamente na TO e RevPar”, refere  Cristina Siza Vieira , presidente  executiva da AHP.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *