(Errata) Há novas tendências na tecnologia

Por a 22 de Outubro de 2018 as 18:05

No texto “Há novas tendências na tecnologia” publicado na edição de Outubro da revista Publituris Hotelaria, a fotografia da página 50 saiu erroneamente. A fotografia correcta é a publicada online neste texto. Aos visados e leitores, a Publituris Hotelaria pede desculpas.

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As tecnológicas Climber, VPS – Virtual Power Solutions, Clever Hospitality Analytics, GuestCntric, Paraty Tech, LG Electronics, Infraspeak e B-Guest enumeram as tendências do sector a ter em atenção.

As novas tecnologias já não deveriam ter o epíteto de ‘novas’, pois são, de há alguns anos para cá, ferramentas indissociáveis à operação hoteleira. Mas, como o próprio conceito da palavra tecnologia preconiza, há uma constante evolução destas ferramentas, que não só simplificam o dia-a-dia, como ajudam à eficácia do negócio.

Neste especial, damos-lhe a conhecer as tendências tecnológicas às quais a indústria hoteleira deverá estar atenta, de acordo com diversas empresas que focam o seu negócio – ou parte dele – na indústria hoteleira. Tenha um vislumbre do que o futuro reserva através dos especialistas da Climber, VPS – Virtual Power Solutions, Clever Hospitality Analytics, GuestCntric, Paraty Tech, LG Electronics, Infraspeak e B-Guest.

B-Guest

Por fim, a B-Guest, que desenvolveu uma guest engagement platform, enumera alguns caminhos a seguir pelos gestores hoteleiros no que concerne o campo tecnológico. Para José Vieira Marques, CEO, “de acordo com o que temos lido nas publicações da especialidade e assistido nas principais feiras de hotelaria, há quatro temas que têm vindo a assumir cada vez mais importância”. E são eles: o service automation, digital keys, Chrome Cast; e assistant speakers.

O servisse automation consiste no facto de “cada vez mais hóspedes preferem utilizar tecnologia em vez de interação humana para simples tarefas, tais como check-in, check-out, pedidos de room servisse”, diz José Vieira Marques, segundo qual já “existem uma série de pedidos dos hóspedes que podem ser automatizados através de tecnologia adequada, libertando o staff do hotel para outras tarefas que contribuam para a melhoria da experiência do hóspede.”

No segundo ponto, as digital keys, o CEO da B-Guest refere que “a evolução de tecnologias mobile permitiu que os hotéis passassem a oferecer aos seus hóspedes a possibilidade de abrirem as portas dos quartos com os seus próprios smartphones. A migração para este tipo de tecnologia ainda vai demorar um pouco, mas, assim que se começar a massificar, com a consequente redução de custo, vai passar a ser uma realidade na maior parte dos hotéis”.

O uso do Chrome Cast está relacionado com “a taxa de utilização das televisões dos quartos de hotel para visualizar canais televisivos ser baixa, hoje em dia”. “Ao invés, tem-se assistido a uma tendência de os hóspedes quererem ver os seus próprios conteúdos, o que, sendo possível projectá-los com facilidade nas televisões dos quartos, torna a experiência muito mais enriquecedora”, explicita o CEO, passando ao último tema, os assistant speakers. Neste campo, José Vieira Marques afirma que, “desde 2017 que temos assistido a bastantes experiências em hotéis no campo das ‘colunas inteligentes’, havendo grandes players no mercado, como a Amazon, a fazerem um push muito grande destas soluções. Ainda há grandes duvidas se estes produtos vão vingar junto dos hotéis, devido a questões de privacidade e grau de adesão dos hóspedes, mas é um tema que tem suscitado bastante curiosidade”.

* Leia este artigo na íntegra na edição de Outubro da Revista Pubituris Hotelaria

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