Congresso Nacional da AHP vai ter sete painéis e o PM na abertura

Por a 4 de Outubro de 2018 as 11:01

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai ser promovido pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, nos dias 15 e 16 de Novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, vai, pela primeira vez, ser dividido em dois dias completos, contando com sete painéis, enquanto a sessão de abertura fica a cargo do primeiro-ministro, António Costa.

Para Raul Martins, presidente da AHP, este congresso representa “uma experiência de nível internacional”, uma vez que vai contar com oradores de renome, entre responsáveis políticos e empresários, bem como nomes incontornáveis da hotelaria e restauração, nacionais e internacionais, num “privilégio a que raramente se assiste” na indústria do Turismo.

“Este Congresso é fundamental para toda a indústria – fundamental para empresários, mas também para os profissionais; para parceiros; para a fileira do ensino; para decisores e agentes da Administração Pública; para a Banca e para as novas tecnologias. E é inspirador quer para os que já operam no mercado, quer para os que nele querem entrar, estejam mais virados para a hotelaria tradicional ou estejam à procura de novos conceitos”, destaca o responsável.

Sob o tema “Turismo: Que Futuro Queremos?”, o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo arranca com o painel “O Futuro do Turismo em Portugal”, moderado pela jornalista Marta Rangel e que pretende “(re)visitar de forma realista o sucesso do turismo nacional e debater qual a capacidade de resposta que Portugal terá para os desafios futuros”, no ano em que se comemoram os 10 anos do Turismo de Portugal. O actual e os anteriores presidentes do Turismo de Portugal são os intervenientes convidados para este painel.

Já o segundo painel visa debater “as oportunidades e desafios do interior de Portugal, quais as especificidades de cada destino e o que devemos ter em conta quando criamos um produto/destino turístico”, contando com a participação de João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Isabel Dias Costa, coproprietária da Casa das Penhas Douradas, da Pousada de São Lourenço e da Burel Factory; Alfredo Vasconcelos, organizador do Boom Festival; e Ricardo Araújo, director da OutSystems e responsável do Pólo de Proença-a-Nova.

Da parte da tarde, será a vez do presidente da Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo e director-geral da Associação de Turismo de Lisboa, Vitor Costa, falar sobre as “Tensões, Conflitos e Oportunidades na Áreas Metropolitanas”, num painel que vai ser moderado pelo jornalista Filipe Santos Costa e que vai contar também com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

O último painel do primeiro dia do evento vai ser dedicado ao lado social da hotelaria, sob o tema “Hospitality with a Twist!”, que terá como moderador Bernardo D’Eça Leal, Founder e Managing Partner do The Independente Collective, bem como “um ilustre painel de experientes empresários nacionais e estrangeiros”, que vai procurar responder às questões do momento.

O primeiro dia do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo termina com um jantar comemorativo dos 30 anos da iniciativa, que será oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa e onde intervém Fernando Medina, estando ainda previsto um espectáculo de Miguel Araújo.

No segundo dia, o Congresso da AHP arranca com uma intervenção de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), à qual se segue uma apresentação de case studies de tecnologia aplicados à hotelaria, para que ao hóspede seja dado um “warm welcome”, sob o tópico “Da Disrupção Digital à Conexão Humana”.

Depois, arrancam os painéis de debate, sendo o primeiro dedicado ao tema “Os Desafios do Algarve”, com moderação da presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, e João Soares, director-geral do Dom José Beach do Hotel e representante da AHP no Algarve. Chitra Stern, proprietária do Martinhal Family Hotels & Resorts, como keynote Speaker; João Fernandes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, e empresários de renome são os intervenientes neste painel, que vai contar também com um ‘wrap up’ pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Depois do almoço, o debate é retomado com o tema “Negócios à Mesa”, que visa discutir as vantagens ou desvantagens de os hotéis terem restaurante, além da importância do conceito e os desafios da requalificação e dos recursos humanos, enquanto o último painel vai ser dedicado ao tema “Tendências do Turismo: Um Olhar de Fora”. Ambos os painéis contam com moderação a cargo de Rodrigo Machaz, director-geral dos Memmo Hotels e membro da comissão organizadora do Congresso.

As inscrições para o congresso já se encontram abertas e os interessados têm condições especiais até 9 de Outubro, existindo um desconto de 25% até ao final do período de inscrições (9 de Novembro) para as segundas inscrições e restantes da mesma entidade. Mais informações em http://www.congressoahp.pt.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *