Futuro do alojamento local e da hotelaria em debate no IPAM Porto

Por a 3 de Outubro de 2018 as 11:24

“Alojamento Local / Hotelaria – Que Futuro?” é o tema central do debate que a Universidade Europeia promove, no próximo dia 10 de Outubro, no campus do IPAM no Porto, entre as 14h30 e as 16h30.

A iniciativa conta com a presença de importantes players do Turismo e da Hotelaria como Joaquim Ribeiro (Presidente da AHRESP Norte, Direcção do Turismo do Porto e Norte), Ricardo Valente (Vereador do Turismo da Câmara Municipal do Porto), Miguel Torres Marques (Assessor Jurídico da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal) e Manuel Marques (Vice-Presidente da Douro Azul).

No contexto da entrada em vigor, a partir do próximo dia 21 de Outubro, do quadro das alterações legislativas, a Universidade Europeia pretende esclarecer e estimular o debate sobre o impacto do alojamento local na dinâmica turística e económica do País, contribuindo para perspectivar o futuro deste sector. Actualmente, o alojamento local representa praticamente 1/3 do total anual das dormidas turísticas em Portugal, pelo que é essencial aprofundar o seu impacto na dinâmica do turismo nacional.

Para a Professora Antónia Correia, Directora da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, Portugal tem vindo a afirmar-se como destino turístico de relevo no panorama internacional. “E para que esta situação se mantenha há que saber não só lidar com as novas realidades decorrentes da evolução turística, como também manter a sustentabilidade da nossa oferta. Com as ferramentas que os novos desenvolvimentos tecnológicos propiciam é possível garantir a sustentabilidade tão argumentada mas pouco fundamentada. Este é o fórum para discutir um fenómeno que nos preocupa a todos mas sobre o qual pouco se sabe”, afirmou.

Programa

14h30 | Recepção

14h40 | Hotelaria: Novas tendências

Orador: Dr. Joaquim Ribeiro, Presidente da AHRESP Norte, Direcção do Turismo do Porto e Norte

15h00 | A Realidade do Porto

Orador: Dr. Ricardo Valente, Vereador do Turismo da Câmara Municipal do Porto

15h20 | Alojamento Local

Orador: Dr. Miguel Torres Marques, Assessor Jurídico da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal

15h40 | Outras Formas de Alojamento

Orador: Dr. Manuel Marques, Vice-Presidente da Douro Azul

16h00 | Debate Alojamento Local / Hotelaria – Que Futuro

Moderadora: Professora Doutora Antónia Correia, Directora da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *