Programa HOSPES distinguido pelo Governo

Por a 25 de Setembro de 2018 as 14:35

A Secretária de Estado do Turismo agraciou o Programa HOSPES da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, numa cerimónia que decorreu na segunda-feira,  24 de Setembro, no Ministério da Economia, com a menção honrosa de Mérito Turístico.

A distinção foi entregue pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, numa cerimónia em que esteve presente o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O Programa HOSPES é o programa corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Associação da Hotelaria de Portugal. No final de 2012, nasceu o projeto “We Share”, a primeira semente deste programa, que consiste na reutilização de bens e equipamentos usados dos hotéis portugueses. Reconhecendo que os hotéis fazem periodicamente a renovação de alguns equipamentos, a AHP desenvolveu este projecto com vista a centralizar doações de bens e equipamentos, mas em bom estado de conservação, a instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.

Esta rede colaborativa, assente na AHP e sustentada no triângulo hotelaria/instituições/ comunidade, e o trabalho por esta desenvolvido, tem conseguido promover a importância da adopção de práticas ambientalmente sustentáveis, “We Care”, e socialmente responsáveis, “We Share”, não apenas dentro do sector hoteleiro, como na sociedade em geral, constituindo uma verdadeira bandeira de goodwill na relação entre turismo e sociedade. Desde 2013, foram doados mais de 48 mil bens a 44 instituições de Solidariedade Social e que chegaram a mais de 8 mil pessoas e famílias. Marcelo Rebelo de Sousa é, desde 2015, padrinho desta iniciativa.

Na mesma cerimónia, Raul Martins, Presidente da AHP e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Altis, foi distinguido com o mais alto grau de Mérito Turístico – o Grau Ouro –, pelos seus mais de 40 anos de ligação ao sector, quer como empresário quer em reconhecimento pelo trabalho associativo que tem vindo a desenvolver na AHP e em outras associações em representação desta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *