AHRESP apela à redução de plásticos

Por a 24 de Setembro de 2018 as 17:18

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai percorrer o País de Norte a Sul (incluindo Açores) a sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para a necessidade de alterar comportamentos no que respeita à utilização de artigos de plástico.

De Setembro a Outubro, a AHRESP irá marcar presença em Lisboa (25 de Setembro), Santarém (28 de Setembro), Coimbra (09 de Outubro), Évora (11 de Outubro), Albufeira e Portimão (16 de Outubro), Ponta Delgada (23 de Outubro) e Porto (25 de Outubro) com o movimento Menos Plástico, Mais Ambiente.

“Com esta iniciativa, a AHRESP pretende consciencializar a comunidade local para a importância de minimizar os impactos ambientais decorrentes da utilização do material descartável plástico e motivar, auxiliar e avaliar a mudança de comportamentos não só junto do canal HORECA como da comunidade em geral. Ao irmos ao encontro dos empresários estaremos a sensibilizá-los directamente para a importância da reutilização de produtos, nomeadamente os de consumo massificado, contribuindo para a criação de responsabilidade e incentivando para uma economia circular. Este é um primeiro passo da AHRESP no sentido de preparar os empresários para as medidas que serão implementadas no âmbito da primeira estratégia europeia para os plásticos lançada no início do ano no quadro do Pacote da Economia Circular da Comissão Europeia e, em simultâneo, dar o nosso contributo para o cumprimento dos objectivos definidos a nível europeu”, esclarece Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP.

A AHRESP irá ainda realizar um diagnóstico da realidade nacional sobre a utilização dos plásticos no CANAL HORECA, o qual será apresentado no final de Outubro.

A campanha  Menos Plástico, Mais Ambiente , que conta com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, teve início em Maio e já esteve presente em festivais de música, praias e feiras com o objectivo de impactar uma público mais jovem para a importância de adoptar atitudes responsáveis e amigas do Ambiente.

Este projecto da AHRESP está enquadrado e em conformidade com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, auxiliando à concretização de um dos grandes desafios do desenvolvimento do turismo sustentável, que é a resposta às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *