O sabor da Geographia…

Por a 17 de Setembro de 2018 as 13:11

… é português. Pelo menos no restaurante Geographia, que vai buscar os sabores das mais diversas regiões por onde passaram os portugueses, criando um sabor único.

Brasil, Goa (Índia), Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau, Timor-Leste. O que é que estes países têm em comum? A presença, em alguma altura da sua existência e história, dos portugueses. Adicionamos Portugal a esta lista e temos os sabores que inspiram o conceito do mais recente restaurante na zona de Santos, em Lisboa, o Geographia, que, na sua essência, se traduz em “comida que fala português”.

Ao ler a carta do Geographia, poderá, a uma primeira vista, identificar os pratos com determinado país, mas a verdade é que a cozinha é uma fusão de sabores. Comecemos com exemplos das entradas, onde pode saborear uma ‘sapateira que queria ser casquinha de siri’ (saobores de Portugal e Brasil) ou ‘fritinhos dos 4 continentes com molhos orange spice e aioli’ (Portugal, Goa, Brasil, Timor Leste, África).  Os partos principais dividem-se em vegetarianos, onde pode experimentar o caril de legumes com cuscuz nordestino (Goa e Brasil); pratos de peixe, com destaque para o ‘escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com bacalhau à Bulhão Pato (Portugal e Brasil) ou o ‘caril de camarão à goesa com arroz de côco’ (Goa); e nos pratos de carne, não deixe de experimentar o ‘vindaloo de porco preto com cuscuz nordestino’ (Portugal, Goa e Brasil) ou a ‘picanha maturada com baião de dois e mandioca frita’ (Brasil).

Deixe espaço para sobremesas, acredite que vale a pena provar o ‘melhor pão de ló do universo com coulis de frutos vermelhos’ (Portugal) ou  – e atenção que não entra no meu rol de sobremesas preferidas, mas, aqui é um ‘must try’ – o ‘mousse de chocolate de São Tomé com o seu salame ‘ (São Tomé e Príncipe).

Termina a refeição com um café ou um chá, exclusivos do Geographia, e que espalham, igualmente, o conceito do restaurante.

Curioso com o rinoceronte que assumiu a imagem deste restaurante? Este animal representa o “cruzamento de culturas de expressão portuguesa que inspira o Geographia”, é explicado, precisando tratar-se de um animal desenhado por “Albrecht Dürer, ao qual deram o nome Ulisses, que foi presenteado por um sultão indiano ao rei Dom Manuel I, tendo chegado a lisboa em 1515”. Por sua vez, o animal, que não era visto na Europa desde a época romana, foi oferecido ao Papa Leão X, cuja predileção por animais exóticos era conhecida. Porém, Ulisses nunca chegou ao seu destino, pois afogou-se quando o navio se afundou na costa italiana, tendo a sua carcaça sido recuperada, empalhada e enviada de novo para o vaticano.

Peço desculpa ao leitor se o induzi em erro. Aqui, não falamos só de geografia e alimentamos o nosso estômago. Falamos de história e alimentamos, também, o nosso intelecto.

O Geographia está situado no número 1 da Rua do Conde, em Lisboa, e, a partir de Outubro, vai disponibilizar o menu executivo à hora de almoço; e, ao sábado, também à hora de almoço,  buffet de feijoada à Brasileira e Transmontana.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *