O sabor da Geographia…
… é português. Pelo menos neste espaço, que vai buscar os sabores das mais diversas regiões por onde passaram os portugueses, criando algo único.

Patricia Afonso
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
… é português. Pelo menos no restaurante Geographia, que vai buscar os sabores das mais diversas regiões por onde passaram os portugueses, criando um sabor único.
Brasil, Goa (Índia), Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau, Timor-Leste. O que é que estes países têm em comum? A presença, em alguma altura da sua existência e história, dos portugueses. Adicionamos Portugal a esta lista e temos os sabores que inspiram o conceito do mais recente restaurante na zona de Santos, em Lisboa, o Geographia, que, na sua essência, se traduz em “comida que fala português”.
Ao ler a carta do Geographia, poderá, a uma primeira vista, identificar os pratos com determinado país, mas a verdade é que a cozinha é uma fusão de sabores. Comecemos com exemplos das entradas, onde pode saborear uma ‘sapateira que queria ser casquinha de siri’ (saobores de Portugal e Brasil) ou ‘fritinhos dos 4 continentes com molhos orange spice e aioli’ (Portugal, Goa, Brasil, Timor Leste, África). Os partos principais dividem-se em vegetarianos, onde pode experimentar o caril de legumes com cuscuz nordestino (Goa e Brasil); pratos de peixe, com destaque para o ‘escondidinho de puré de mandioca e leite de côco com bacalhau à Bulhão Pato (Portugal e Brasil) ou o ‘caril de camarão à goesa com arroz de côco’ (Goa); e nos pratos de carne, não deixe de experimentar o ‘vindaloo de porco preto com cuscuz nordestino’ (Portugal, Goa e Brasil) ou a ‘picanha maturada com baião de dois e mandioca frita’ (Brasil).
Deixe espaço para sobremesas, acredite que vale a pena provar o ‘melhor pão de ló do universo com coulis de frutos vermelhos’ (Portugal) ou – e atenção que não entra no meu rol de sobremesas preferidas, mas, aqui é um ‘must try’ – o ‘mousse de chocolate de São Tomé com o seu salame ‘ (São Tomé e Príncipe).
Termina a refeição com um café ou um chá, exclusivos do Geographia, e que espalham, igualmente, o conceito do restaurante.
Curioso com o rinoceronte que assumiu a imagem deste restaurante? Este animal representa o “cruzamento de culturas de expressão portuguesa que inspira o Geographia”, é explicado, precisando tratar-se de um animal desenhado por “Albrecht Dürer, ao qual deram o nome Ulisses, que foi presenteado por um sultão indiano ao rei Dom Manuel I, tendo chegado a lisboa em 1515”. Por sua vez, o animal, que não era visto na Europa desde a época romana, foi oferecido ao Papa Leão X, cuja predileção por animais exóticos era conhecida. Porém, Ulisses nunca chegou ao seu destino, pois afogou-se quando o navio se afundou na costa italiana, tendo a sua carcaça sido recuperada, empalhada e enviada de novo para o vaticano.
Peço desculpa ao leitor se o induzi em erro. Aqui, não falamos só de geografia e alimentamos o nosso estômago. Falamos de história e alimentamos, também, o nosso intelecto.
O Geographia está situado no número 1 da Rua do Conde, em Lisboa, e, a partir de Outubro, vai disponibilizar o menu executivo à hora de almoço; e, ao sábado, também à hora de almoço, buffet de feijoada à Brasileira e Transmontana.