Potencial do Canadá em destaque na AHP

Por a 12 de Setembro de 2018 as 17:52

O Canadá é um mercado com potencial para os países europeus, nomeadamente Portugal, destacou, esta quarta-feira, William Delgado, representante do Turismo de Portugal naquele país, no almoço mensal de associados da AHP.

De acordo com o responsável, os turistas canadianos estão a deixar de ir para os destinos mais tradicionais, como o México, Caraíbas e EUA, sendo a Europa o principal beneficiário desta mudança de comportamento. Actualmente, Portugal é o sexto país de destino do mercado canadiano dentro da Europa e, a par da Croácia, são os que mais têm crescido nas preferências destes viajantes.

Segundo as estatísticas avançadas pelo responsável, o número de hóspedes canadianos em Portugal aumentou 25,7%, para os 235 mil, em 2017, face a 2016; as dormidas cresceram 22,7%, par as 628 mil,  e as receitas 32,3%, para os 274 milhões de euros. As perspectivas para este ano, dado o aumento da capacidade aérea, são de uma variação positiva em 25% a 30%.

William Delgado falou aos presentes no almoço da AHP sobre o mercado e as suas especificidades, frisando que o viajante canadiano procura online, mas, na sua maioria, concretiza as viagens através de agências de viagens. Este é, portanto, um player a “não descartar”, mas sim a privilegiar quando se quer entrar no mercado canadiano.

Além da aposta nas relações com os agentes de viagens, o representante do Turismo de Portugal salientou que o “país é enorme”, pelo que é necessário “ter algum foco” e tentar concentrar as acções “em duas ou três cidades”.

Apesar da dispersão de tipos de turistas existentes no Canadá, o responsável desenhou um perfil do viajante canadiano, indicando algumas características: 65% tem passaporte válido; 69% tenciona fazer viagem de lazer no próximo ano; mais mulheres que homens; faixas etárias que mais dominam são os 40, 50 e 60 anos, com o grupo de + 65 o segmento em maior crescimento; a despesa per capita por viagem média é de $1,250 USD (cerca de 1,078 euros); preferem estadias longas (mínimo uma semana) e 42% permanece mais de 14 dias – a média de estadia para viagens Europa é de 11 noites e o período alto entre Julho a Setembro.

Como sugestões para trabalhar o mercado, William Delgado deu algumas dicas aos hoteleiros: criar e manter relações a longo prazo, dar importância de novos produtos e promoções com valor acrescentado, visitar em época baixa (Junho – Setembro), focar nos principais mercados – Toronto, Montréal e Ottawa, pesquisar e conhecer bem potenciais contactos, rates, comissões e especiais, ter várias opções como ferramenta de negociação, realizar feiras, missões e workshops, identificar operadores correspondentes e estabelecer parcerias com outros operadores/DMCs portugueses.

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