Minor prepara OPA sobre a NH Hotels

Por a 20 de Julho de 2018 as 16:24

A Minor International Public Company Limited (MINT), empresa mãe do Grupo Minor Hotels, com 13 hotéis em Portugal, está em processo de aquisição da espanhola NH Hotels, que detém três unidades em território nacional. O objectivo, segundo o dossier de investimento do grupo tailandês, é, pelo menos, adquirir 51% a 55% das acções da cadeia espanhola, mantendo, porém, a marca independente e cotada na bolsa madrilena.

De acordo com o dossier da MINT sobre o investimento a fazer em Espanha, datado de 11 de Julho de 2018, a nível estratégico, “o portefólio do grupo NH Hotels é altamente complementar ao do Minor Hotels em termos de geografias e de marcas, com uma sobreposição limitada”. “Enquanto as marcas NH são fortes na Europa e Américas, as da Minor são reputadas na Ásia, Austrália, Médio Oriente e África”, lê-se no relatório, segundo o qual, apenas Portugal, Reino Unido e Brasil têm presença de ambos os grupos.

Até ao momento, a MINT, através da subsidiária MHG Continental Holding (Singapore) Pte. Ltd. (MHG), já adquiriu 29,82% das acções do grupo espanhol ao fundo britânico Oceanwood e aos chineses HNA, estando em curso a compra de mais 8,4% de capital ainda pertencente à HNA, um negócio que deverá estar concluído no início de Setembro. Após este processo, e com 38,2% das acções, o grupo tailandês aguardará a devida autorização da Comissão Nacional de Mercado de Valores local para lançar uma OPA sobre a NH Hotels. A oferta dos tailandeses será de 6,40 euros por acção, ao qual será descontado os 0,10 euros de dividendo por acção em 2018, o que implica uma valorização da NH Hotels em cerca de 2.400 milhões de euros.

A aquisição das restantes acções está dependente do que cada acionista decidir fazer, mas a Minor quer deter 51% a 55% da cadeia espanhola e espera que a OPA esteja concluída dentro de três a cinco meses após o seu anúncio.

Entretanto, a Autoridade da Concorrência portuguesa recebeu, no final do mês passado, a notificação prévia “de uma operação de concentração de empresas” relativa a este negócio.

Também no final do mês passado, a Minor viu três dos seus representantes serem nomeados directores do grupo NH, figurando, assim, entre os 12 lugares do conselho de administração.

19.º PLATAFORMA HOTELEIRA MUNDIAL

No final desta operação, a Minor e a NH Hotels formarão a 19.º maior plataforma hoteleira mundial no que respeita o número de camas: 79.734. Actualmente, a marca espanhola ocupa o 28.º lugar ni ranking mundial e a tailandesa Minor Hotel a 68.ª posição.

O portfólio de marcas do novo ‘gigante’ da hotelaria incluirá nomes tão diferentes com Avani, Tivoli, Anantara, Elewana Collection, Oaks, NH Hotels, NH Collection e Hesperia, num número total de 543 unidades hoteleiras, em regime de propriedade, aluguer ou gestão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *