Hoteleiros esperam crescer nos preços este Verão

Por a 12 de Julho de 2018 as 12:27

Mais de 70% dos hoteleiros questionados pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, no âmbito do inquérito ‘Perspectivas Verão 2018’, espera que o preço médio e o RevPar deste Verão sejam superiores aos verificados no mesmo período de 2017.

Segundo a análise da AHP às reservas já efectuadas para os meses entre Julho e Setembro, 45% dos hoteleiros inquiridos acredita que a taxa de ocupação este Verão vai permanecer idêntica à do ano passado e 61% espera registar uma taxa superior aos 80%.

Os dados divulgados esta quinta-feira revelam que, do total das respostas obtidas, 72% pensa que o preço médio por quarto ocupado vai crescer nos meses de Julho a Setembro de 2018, por comparação ao mesmo período do ano passado; e 71% prevê um aumento do RevPar (preço médio por quarto disponível) nos meses em análise. Lisboa é a região mais optimista: 80% e 84% dos hoteleiros prevê um preço médio e RevPar, respectivamente, mais elevado do que o obtido no verão de 2017.

No que respeita ao indicador da estada média, 76% dos hoteleiros é da opinião que o valor obtido este ano será idêntico ao contabilizado no Verão de 2017, sendo que, 45% espera uma estada média entre um e três dias; e 37% entre os três e cinco dias. O Algarve é a região que deverá registar a maior estada média, entre cinco a dez dias, segundo 65% dos inquiridos.

Na época alta em análise, os empresários do sector hoteleiros apontam o mercado interno (18%), Espanha e França (15%) como sendo os principais em termos de quota de mercado, e destacam a evolução dos emissores francesas e brasileiras, com 45% e 44% dos hoteleiros, respetivamente, a indicarem que “será melhor ou muito melhor”.

Por regiões, explicita a AHP, o Alentejo verificará uma estabilidade de todos os mercados. O Reino Unido, este ano, cai para 32% dos inquiridos da Região do Algarve, no entanto mantém-se como principal mercado com uma quota de 22%.

Na região Centro, os principais mercados serão Portugal (22%), Espanha (18%) e França (14%). No Norte, os hoteleiros apontam como primeiro mercado Portugal (20%), seguido de Espanha (18%) e França (16%). Nos Açores, os principais mercados serão, à semelhança do ano anterior, Portugal e Alemanha (22%), de destacar também a melhor performance dos Estados Unidos, Itália e Alemanha e a quebra do mercado inglês para 33% dos inquiridos.

Para a região de Lisboa, de assinalar o crescimento em termos de performance dos mercados americano, francês e brasileiro e os mercados com maior quota serão França (17%) Espanha (15%) e Portugal (14%). Os hoteleiros da Madeira indicam como principal mercado o Reino Unido (19%), seguido de Alemanha e Portugal, no entanto 59% e 53% dos inquiridos revelam que o mercado inglês e alemão vão ter uma pior performance.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *