Ombria Resost instala inovador sistema de geotermia

Por a 20 de Junho de 2018 as 16:47

O Ombria Resort encontra-se a instalar um inovador sistema de geotermia para responder às necessidades de aquecimento e arrefecimento interior, à produção de águas quentes sanitárias e ao aquecimento da água das piscinas do complexo hoteleiro, que inclui o hotel Viceroy at Ombria Resort (leia mais aqui). Devido a esta dimensão, este é um projecto único e inovador no âmbito da utilização de bombas de calor geotérmico em Portugal e ficará a cargo da Synege, empresa portuguesa especializada em consultoria e projectos nas áreas da engenharia, geologia e energia.

Este sistema de geotermia é sustentável e utiliza a energia renovável existente sob a forma de calor no subsolo terrestre.  Permutadores de calor instalados no subsolo irão permitir a transferência de calor para bombas de calor geotérmicas. Este equipamento é reversível, podendo ser utilizado para arrefecimento ou aquecimento de ambientes interiores, bem como para a produção de águas quentes sanitárias ou o aquecimento de piscinas. O sistema geotérmico funcionará em modelo de aquecimento no Inverno e de arrefecimento no Verão, existindo um razoável equilíbrio térmico ao nível global do empreendimento e do subsolo.

Segundo Carla Lourenço, directora de Serviços da Direcção Geral de Energia e Geologia, “o projecto do Ombria Resort constituiu um laboratório de aprendizagem, quer na vertente da instalação do sistema em si, dadas as suas dimensões e soluções preconizadas, quer no desenvolvimento dos procedimentos para o seu licenciamento, que ajudou nos trabalhos conducentes à criação de um quadro normativo coerente e adaptado a esta nova realidade. O contínuo acompanhamento da sua exploração poderá, no futuro, vir a esclarecer dúvidas que ainda podem subsistir, permitindo dessa forma uma maior adequação do quadro normativo que se vier a estabelecer e, como tal, resultar num enquadramento ainda mais amigável ao desenvolvimento da utilização desta tecnologia”.

Por sua vez, Julio Delgado, director-geral do Ombria Resort., refere que “desde o início do projecto que definimos como prioridade adoptar boas práticas para a promoção de uma eficiência energética de excelência, com respeito pelo ambiente e antecipando a necessidade de todos os edifícios do empreendimento se tornarem Nearly Zero Energy Building, através do aproveitamento de energia renovável com um mínimo impacto ambiental”.

“O Ombria Resort pretende ser pioneiro de uma nova geração de Resorts em que o ambiente é um eixo estratégico no seu ADN.  Todo o nosso projeto foi estruturado tendo como intuito ser uma referência enquanto resort Eco-friendly, na Europa, e este é um passo fundamental nesse sentido”, salienta Julio Delgado.

Recorde-se que o Ombria Resort, com abertura da primeira fase prevista para o início de 2020 (leia mais aqui), tem por objectivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *