Convento de Santa Clara com concurso aberto

Por a 28 de Maio de 2018 as 15:17

O Governo lançou esta segunda-feira, 28 de Maio, o concurso público para a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, ao abrigo do Programa Revive. Os investidores interessados têm agora 90 dias para se candidatarem.

O Convento de Santa Clara foi fundado há 700 anos, em 1318, por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins, com o objectivo de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos, tendo sido doado, no ano seguinte, à Ordem de Santa Clara. Até final do século XIX foi ocupado pelo convento feminino (irmãs clarissas), tendo mantido função religiosa até 1893, com a morte da última freira.

Está na posse do Estado desde 1834 (ano em que foram extintas as ordens religiosas) e funcionou, posteriormente, como reformatório durante vários anos. Está fechado desde 2007, tendo sido sujeito a obras em 2015, a cargo do município de Vila do Conde.

O imóvel, localizado junto ao rio Ave e junto ao centro da cidade, está em vias de ser classificado como Monumento Nacional.

A área a concessionar abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes. O imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos. Poderá integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação.

O Convento de Santa Clara é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Este é o sétimo concurso a ser lançado no âmbito do Revive.

Toda a informação sobre o concurso está disponível em http://revive. turismodeportugal.pt/pt-pt/ convento-santa-clara.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *