Hotéis portugueses precisam de reforçar presença digital

Por a 16 de Maio de 2018 as 17:30

O projecto CLICK2PORTUGAL anunciado esta quarta-feira, 16 de Maio, teve como um dos seus pressupostos um estudo realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal – AHP, realizado em 2017, intitulado “Raio-X à Presença da Hotelaria portuguesa no Digital” sobre o posicionamento dos hotéis portugueses online.

A análise contemplou a presença online de 1511 estabelecimentos hoteleiros (hotéis e hotéis-apartamento) registados no RNET à data de 29 de maio de 2017 e avaliou diversos parâmetros, entre os quais a existência de motor de reservas, de traduções para os idiomas dos quatro principais mercados emissores (PT, EN, FR, DE, ES), a existência de fotografias e vídeos.

De acordo com os dados divulgados esta manhã por Cristina Siza Vieira, directora-executiva da AHP, 7% dos estabelecimentos registados no RNET não tinha site próprio. Dos 1406 hotéis restantes, 30% não dispunha de motor de reservas, pelo que 1/3 dos hotéis portugueses não tinham forma de se vender online.

Desta análise, a AHP concluiu que 17% dos websites não tinha tradução para inglês, 50% não tinha para espanhol, 59% não tinha para francês e 71% não tinha tradução para alemão. “Esta questão é central para a captação de tráfego online, já que a maioria dos utilizadores faz pesquisas na sua língua materna.”

Outro dos critérios analisados foi o conteúdo visual, essencial para captar e motivar o consumidor a efectuar a reserva, sendo que o estudo indicou que dos 1406 hotéis com site, 8% não disponibilizava fotografias da unidade e 90%  não tinha vídeos da propriedade.

“Todas estas fragilidades eram mais marcadas nos destinos “menos maduros”, sobretudo nas regiões de convergência – Norte, Centro, Alentejo – pelo que o CLICK2PORTUGAL vai também ajudar a atenuar as assimetrias que existem no nosso País.”

Leia sobre o projecto CLICK2PORTUGAL aqui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *