AHP apresenta CLICK2PORTUGAL

Por a 16 de Maio de 2018 as 16:45

A Associação da Hotelaria de Portugal – AHP apresentou esta quarta-feira, 16 de Maio, a plataforma CLICK2PORTUGAL, um agregador de hotéis que permite a reserva directa e que visa capacitar e elevar o posicionamento digital da hotelaria nacional, aumentando a sua competitividade e promovendo a sua internacionalização. A plataforma, desenvolvida pela GuestCentric, estará online no último trimestre, com a AHP a perspectivar a presença de 400 hotéis, entre os quais alguns dos principais grupos portugueses.

Raul Martins, presidente da AHP

A CLICK2PORTUGAL é uma plataforma de adesão gratuita aberta a todos os empreendimentos turísticos presentes no mercado português, associados ou não da AHP, que permite às unidades reforçar a sua presença digital; funciona como motor de reservas aos hotéis que ainda não o disponibilizam; e actua com meio complementar de reserva que funciona “como uma extensão do próprio” canal do hotel, permitindo a integração com o Channel Manager sem custos associados.

Este motor de reservas vai estar integrado no site de promoção do Turismo de Portugal, www.visitportugal.pt, permitindo o acesso directo dos visitantes às reservas hoteleiras. As reservas podem ser feitas na plataforma ou no site do hotel, mas a transacção é sempre feita directamente no canal próprio da unidade.

A presença na CLICK2PORTUGAL, que funciona em sistema random (aleatório, apenas usando os requisitos seleccionados pelo visitantes da página), inclui fotografias de alta qualidade, um vídeo do hotel (opcional), traduções em quatro idiomas (correspondentes aos principais emissores para Portugal – inglês, francês, espanhol e alemão), informações sobre os pontos de interesse seleccionados pelos hotéis e o sistema de rating da ReviewPro, que agrega as avaliações de 175 sites.

O pacote de adesão é gratuito e inclui as traduções e pontos de interesse. As fotografias são mandatórias, mas todos os conteúdos serão fornecidos pelo próprio hotel. Caso não tenham os conteúdos de imagem necessários ou estes não tenham a qualidade exigida, a AHP estabeleceu contratos com fornecedores de confiança para que estes serviços sejam assegurados a preços competitivos (o serviço de fotografias está disponível a partir de 80 euros e o de vídeo a partir de 250 euros, valores sem IVA).

Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, que desenvolveu a CLICK2PORTUGAL

A descrição das unidades será fornecida pelas marcas hoteleiras e revista pela AHP de forma a estar disponível de acordo com as melhores práticas da presença online, nomeadamente orientado ao SEO. Todos os conteúdos, quer de escrita, quer de imagem, serão da propriedade do hotel, pelo que poderão ser usados pelos próprios noutros meios e canais de comunicação.

“O CLICK2PORTUGAL é um projecto estratégico para a Hotelaria nacional”, referiu o presidente da AHP, Raul Martins, explicando que “o objectivo primeiro é abranger a maior parte da oferta hoteleira e de alojamento colectivo em Portugal”. “O digital é o presente e o futuro e quem não está online, não está no mundo”, concluiu o responsável.

Por sua vez, Cristina Siza Vieira, directora-executiva da associação, salientou a necessidade da capacitação digital da hotelaria nacional e ressalvou que esta iniciativa “beneficia todos e cada um” e que “a forma como se está online é decisiva”.

Cristina Siza Vieira, directora-executiva da AHP

Questionada sobre a presença de outro tipo de empreendimentos na plataforma, a responsável referiu que as unidades de Alojamento Local colectivo poderão estar presentes no futuro:  “Não há razão para que não entrem, mas os requisitos são diferentes. Tenho camas e quartos, o Turismo de Portugal têm de ajudar na definição”, disse Cristina Siza Vieira, acrescentando que “os hostels não são empreendimentos turísticos, mas são uma parte importante da oferta e consideramos que poderá vir a ser possível integrar a ‘plataforma’ na dependência de Turismo de Portugal e  politicamente  se considerar como é que isto é gerível”.

“Os quartos isolados não entram, poderão entrar hostels, é uma questão de coerência, pois a AHP propôs e defende que os hostels e blocos de apartamentos devem migrar para o léxico dos empreendimentos turísticos, pois são um produto consistente e turístico”, frisou a responsável.

A plataforma CLICK2PORTUGAL está terminada, mas só será lançada no quarto trimestre de 2018, encontrando-se, numa fase de angariação de hotéis. Actualmente, são mais de 100 os hotéis com conteúdos descarregados. Para este projecto, a AHP reforçou a sua equipa com três elementos directos, além da contratação de fornecedores.

A CLICK2PORTUGAL é um projecto 100% português, que implicou um investimento de um milhão de euros e foi cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020, Portugal 2020 e FEDER). Um dos pressupostos deste projecto foi um estudo realizado pela AHP, realizado em 2017, intitulado “Raio-X à Presença da Hotelaria portuguesa no Digital”, sobre o posicionamento dos hotéis portugueses online.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *