AHRESP qualifica mais de 50 alojamentos locais

Por a 4 de Março de 2018 as 23:14

A AHRESP entregou na sexta-feira, 2 de Março,  no decorrer da BTL 2018, a primeiras 50 qualificações a estabelecimentos de alojamento local das regiões Norte, Centro, Alentejo e Mafra.

A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que leu uma mensagem do Primeiro-Ministro, António Costa; do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel; do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo; e dos presidentes de dois Entidades Regionais do Turismo: Pedro Machado (Centro) e Ceia da Silva (Alentejo). Marcaram, ainda, presença, o presidente do COMPETE e o Presidente da Comissão Organizadora da BTL, além do presidente daAHRESP.

A AHRESP, na sua intervenção, começou por referir que “o Programa QUALITY visa reconhecer, qualificar e valorizar o Alojamento Local, garantindo, a sua legalização, bom funcionamento e comercialização. AAHRESP começou por estudar, em conjunto com o ISCTE, os perfis dos empreendedores, turistas e os próprios estabelecimentos, bem como os respectivos impactos económicos e sociais. Estão analisadas as regiões turísticas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Ribatejo e Alentejo, estando neste momento em curso o arranque dos estudos para o Algarve e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.”

Já António Costa, pela voz da secretária Estado de Turismo, afirmou que “o Turismo é fundamental à Economia nacional pelo impacto no emprego, na contribuição para a balança externa, na projecção da imagem internacional de Portugal, pelo que dinamiza num conjunto vasto de sectores económicos da agricultura aos transportes, passando por inúmeras fileiras industriais”.

“O Turismo produz e faz produzir. O Alojamento Local, em especial, tem dado um contributo muito importante para a dinamização do sector da construção e para a reabilitação de muitos centros urbanos abandonados, devolvendo ao mercado milhares de fogos devolutos”, referiu, adiantado que “o crescimento do Turismo exige diversificação da oferta e o Alojamento Local proporciona a personalização de uma experiência única de turismo urbano ou rural.  Acrescentou oferta, dinamizou territórios, gerou rendimento e até trabalho num momento muito crítico da economia nacional.  Como em qualquer iniciativa, é necessário acarinhar as boas práticas, prevenir os efeitos indesejados, corrigir os erros. O sucesso do Alojamento Local depende da preservação da autenticidade dos espaços onde prospera e a vitalidade destes espaços depende da saudável convivência desta oferta, com o comércio tradicional, com habitação acessível, com o que faz cada bairro ou cada aldeia originais, únicos, diferentes de todos os outros e – por isso – merecerem serem visitados. Daí a importância deste prémio que valoriza a qualidade, a boa vizinhança a excelência do serviço.”

“Parabéns à AHRESP, parabéns a todos os premiados , coragem aos demais para continuar a melhorar o seu serviço e o nosso turismo”, concluiu António Costa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *