Desafio dos RH é consequência do “sucesso” do País

Por a 2 de Março de 2018 as 1:06

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, discursou, esta quinta-feira, segundo dia da BTL, na abertura da conferência da AHP sobre ‘Balanços e Perspectivas’, destacando o problema dos recursos humanos e a necessidade de “concertar” esforços para dar uma resposta adequada.

A responsável pela pasta do Turismo no Governo começou o seu discurso a agradecer aos players do turismo, “principais responsáveis” pelo crescimento do sector, advertindo, porém, que os “bons resultados não nos podem inebriar”, mas, sim, servir de motivação para continuar a crescer e sustentar a operação turística.

Falando no “círculo virtuoso” do aumento da oferta, que leva a que exista mais agentes de promoção do País, a governante destacou a importância das pessoas neste negócio e na necessidade da formação, admitindo que o mercado “não estava preparado” para receber o número de empregados que se viu necessário integrar. “Somos vítima do [nosso] sucesso” neste sentido, afirmou, apelando a um “esforço concentrado” de forma a que haja uma resposta adequada e “intensa” a este desafio de recursos humanos.

RAUL MARTINS DESTACA DESAFIOS

O discurso do presidente da AHP, Raul Martins, precedeu a intervenção da governante e abriu a conferência, com o responsável a salientar os bons resultados turísticos de 2017, referindo que vivemos “um dos momentos mais altos para o Turismo nacional”.

Raul Martins aproveitou a oportunidade para enumerar alguns dos desafios que o sector apresenta, nomeadamente a necessidade de formar e qualificar os recursos humanos; e a “gestão da procura no sentido de mitigar as assimetrias”. Seguem-se os constrangimentos do aeroporto de Lisboa, que poderá condicionar o crescimento do sector; o indicador da estada média, que precisa de crescer; e a preservação ambiental do País.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *