2017 com ocupação “histórica”

Por a 2 de Março de 2018 as 1:15

Que 2017 foi um ano de recordes, tem sido amiudamente referido quer por privados, quer públicos. Agora, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) veio confirmar os números preliminares com a análise efectuado aos dados do AHP Tourism Monitor, segundo os quais, a taxa de ocupação atingiu os 71%, o preço médio por quartos os 88 euros e o RevPar alcançou os 63 euros.

Segundo os dados anunciados esta manha por Cristina Siza Vieira, directora executiva da associação, a taxa de ocupação a nível nacional, em 2017, foi de 71%, um valor “histórico” e que representa um crescimento de 3 p.p. face ao ano passado. Já o preço médio por quarto ocupado cresceu 10%, alcançando os 88 euros; enquanto o RevPar atingiu os 63 euros, um acréscimo de 15% face ao período homólogo anterior. A estada média “estagnou” nos 1,97 dias.

Cristina Siza Vieira falou ainda no crescimento da oferta turística, referindo que o mesmo conseguiu ser acompanhado pela procura e pelo preço e que o mercado tem conseguido alargar o período turístico no tempo, reduzindo a sazonalidade, e no território.

No que respeita às dormidas, 29% foi do mercado nacional e 71% internacional; e no que respeita a motivação, 82% das preferências recaiu sobre o lazer/recreio e férias e 11% viajou por motivos de negócios/profissionais.

Em 2017, as agências /operadores turísticos foram o principal canal de distribuição de dormidas nos hotéis nacionais, com um peso de 43%, seguido dos Travelwebsites com 20%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *