Abertas inscrições para concurso ‘Chef Cozinheiro do Ano’

Por a 19 de Fevereiro de 2018 as 16:32

A Makro Portugal anunciou o apoio ao concurso Chef Cozinheiro do Ano com os seus produtos de marca própria a serem utilizados durante as provas. Paralelamente, um dos prémios finais destinado ao vencedor vai também estar a cargo da insígnia. A competição já se encontra com inscrições abertas até ao dia 8 de Março.

Com o objectivo de encontrar o próximo Chef Cozinheiro do Ano, o concurso nacional procura reunir e valorizar cozinheiros profissionais, em exercício da sua actividade, que brilhem na confecção e preparação de pratos que remetam à portugalidade e tradição, através da utilização de produtos fornecidos pela Makro Portugal.

Este é destinado a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com idade superior a 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Segundo Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro Portugal, “todos os anos, é com grande ansiedade e entusiasmo que aguardamos pelo início deste concurso que tanto tem marcado a gastronomia nacional e os cozinheiros que nele participam. Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja grande e que os participantes nos brindem com pratos inovadores, e que representem os produtos nacionais, assim como a gastronomia portuguesa, como tem sido habitual.”

Para Luís Gaspar, Chef Cozinheiro do Ano 2017, “ganhar o CCA foi algo que ambicionava há já muito tempo. Sinto-me muito honrado em fazer parte de um lote restrito de chefes que ganhou o concurso. É um momento de consagração e uma etapa muito, muito importante na vida de um chefe.”

Após a fase de inscrições, a competição continua com os concursos regionais onde os concorrentes apurados terão de desenvolver, ao vivo, um menu composto por uma entrada, prato de peixe, prato de carne e principal, sobremesa e, por fim um prato tradicional de tacho ou forno, num tempo máximo de 6 h40m.

Nesta segunda fase que irá apurar os melhores concorrentes das regiões Norte/Centro, Lisboa, Sul/ Ilhas para a final nacional, será valorizada a inovação e aplicação de novas técnicas que enriqueçam um menu de raiz tradicional portuguesa.

O júri será composto por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos restaurantes Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres, António Bóia, director técnico, Helmut Ziebell, júri honorário e Orlando Esteves, embaixador da competição.

Numa competição que já conheceu vencedores como os chefes Luís Gaspar, Rui Martins, João Rodrigues, Vítor Matos, Henrique Sá Pessoa, entre outros, destaca-se ainda o prémio de mil euros atribuído pela Makro ao vencedor.

Esta é a 29.ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano, que acontece desde 1990, e que é, actualmente, a maior competição nacional de cozinha para profissionais.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *