AHRESP debate Alojamento Local no Porto

Por a 18 de Fevereiro de 2018 as 16:37

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promove, no dia 14, quarta-feira, um workshop sobre Alojamento Local destinado aos empresários da região do Porto. A iniciativa enquadra-se no Roadshow Nacional de Workshops e realiza-se na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a partir das 15h00.

‘Ser empresário de Alojamento Local e agora?’ tem o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, que reconhece a importância do programa Quality, através da celebração de um protocolo para implementação do programa na cidade do Porto. A  sessão irá contar com as presenças de Ricardo Valente, Vereador da Câmara Municipal do Porto, e de Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Segundo dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL), disponibilizado pelo Turismo de Portugal, o Alojamento Local em Portugal mais do que quadruplicou nos últimos três anos, passando de cerca de 13 mil estabelecimentos registados até 2014 para mais de 55 mil espaços hoje existentes em todo o país. O Porto é a segunda cidade portuguesa, a seguir a Lisboa, onde se verificam mais estabelecimentos (5.102 registados).

O roadshow nacional de workshops tem como objectivo alargar e aprofundar o conhecimento sobre a actividade das unidades de Alojamento Local em Portugal. ‘Sou empresário de Alojamento Local e agora?’ é o mote para esta iniciativa, que vai apresentar também o conjunto de respostas que a AHRESP desenvolveu no âmbito do Programa QUALITY, projecto que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local.

«A AHRESP pretende, com esta iniciativa, dar resposta à dinâmica e aos desafios de crescimento da atividade do Alojamento Local em Portugal, fornecendo aos empresários ferramentas de apoio à gestão e garantindo padrões de qualidade do serviço», afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. «Queremos promover e projetar internacionalmente o destino Portugal com uma marca que gera confiança nos consumidores, e que tem sinergias para manter a liderança como melhor destino Turístico do mundo».

Em cada iniciativa é apresentado o Programa QUALITY e as ‘Referências de Boas Práticas’ já desenvolvidas com o objectivo de discutir a aplicação das mesmas, bem como suscitar o debate sobre temas muito específicos e operações de gestão do AL. Será ainda incentivada a partilha de boas práticas entre os presentes, contribuindo para o enriquecimento/actualização dos conteúdos e do conhecimento já desenvolvido, e ainda para aferir/testar alguns indicadores e métricas em avaliação para este sector.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *